
Depois de dois dias sob céu carregado, Campo Grande amanheceu com sol nesta quarta-feira (10). A trégua, porém, não deve avançar muito: as condições atmosféricas indicam o retorno das chuvas já a partir de quinta-feira (11), segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). Na Capital, as temperaturas ficam entre 21°C e 28°C.
A melhora momentânea ocorre por influência de um sistema de alta pressão que estabiliza o tempo em parte do Estado. No entanto, esse cenário muda rapidamente com a atuação de uma frente fria no oceano, somada ao aquecimento diurno e ao avanço de cavados — principalmente no norte de Mato Grosso do Sul. Essa combinação volta a criar ambiente favorável para pancadas de chuva, algumas intensas.
O Cemtec alerta para possibilidade de tempestades entre a tarde e a noite de quinta-feira e durante a sexta (12). Há risco de raios, ventos fortes e queda de granizo em pontos isolados, reflexo do transporte intenso de umidade aliado a uma área de baixa pressão atmosférica.
As previsões de médio prazo reforçam um dezembro chuvoso. Até o dia 24, o Estado pode acumular mais de 250 milímetros nas regiões sul, sudeste e leste. A semana já ilustrou esse comportamento: Bela Vista registrou 113,6 mm em apenas 24 horas na segunda-feira (9). Também houve altos volumes em Corumbá (95,4 mm), Mundo Novo (88,4 mm), Campo Grande (86,4 mm) e Amambai (53,6 mm).
Mesmo com o predomínio de sol em algumas áreas nesta quarta, o calor segue presente em praticamente todo o Estado. Corumbá deve atingir 33°C; Aquidauana, 34°C; Três Lagoas, 32°C; e Dourados, 32°C. No norte, Coxim e Camapuã ficam em torno dos 30°C. Porto Murtinho mantém a característica amplitude térmica, variando entre 22°C e 33°C.
A combinação entre altas temperaturas e umidade favorece chuvas rápidas e localizadas no norte do Estado ao fim do dia, enquanto o sul segue com períodos maiores de estabilidade.

