
No último sábado a cidade de Manaus foi marcada por um grande evento, o prêmio máximo da gastronomia brasileira, o Prêmio Nacional Dólmã 2016, que aconteceu nas margens do Rio Negro, no Hotel Wyndham Garden Manaus. A noite foi de surpresa para vários Chefs de cozinha que foram reconhecidos como os melhores profissionais do ano.

A noite mais esperada do ano pelos profissionais de gastronomia foi aberta com uma apresentação típica do Amazonas, resgatando a cultura local com a dança do boi caprichoso e garantido, além da encenação da lenda do boto rosa, originado na região amazônica.
Porém, o auge da festa foi o anúncio dos Chefs premiados do ano de cada estado brasileiro, que receberam a cobiçada Estatueta Dólmã, criada pelo artista plástico sul-mato-grossense, Anor Mendes. Na categoria estadual, 26 Chefs de cada estado e um do Distrito Federal foram escolhidos entre três indicados. E na categoria nacional, dos cinco indicados, o premiado da noite foi o Chef Beto Pimentel, do estado da Bahia.
“A gastronomia hoje é um elo que está presente em todas as manifestações humanas e é responsável pelo crescimento do turismo, da história, da cultura e principalmente para o desenvolvimento da economia local e nacional. E hoje, Manaus marcou história na gastronomia brasileira”, declarou Geraldo Guerra, presidente do Grupo Conforto Gastronômico e do Comitê da Gastronomia Brasileira.
Na grandiosa festa que está na sua terceira edição, estavam presentes os Chefs Embaixadores da Gastronomia brasileira, premiados no ano de 2015. Também estavam presentes os Chefs Conselheiros, premiados na primeira edição do prêmio, além de autoridades do estado, empresas parceiras e convidados.
Durante a cerimônia de premiação foi anunciado o quarto estado anfitrião do Prêmio Dólmã, e no ano de 2017 o Ceará receberá a premiação. O estado foi selecionado através de uma defesa feita pela especialista em criação e gestão de eventos, Jane Alves de Moraes, e julgada pelo Conselho do Comitê de Gastronomia Brasileira 2016.
A premiação foi antecedida pelo III Encontro de Chefs do Brasil (ENCHEFS), que aconteceu nos dias 02 e 03, no Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa), que reuniu chefs de todo o Brasil, nos quais foram presenteados com a vestimenta oficial do evento. A dólmã festiva de 2016, confeccionada pela empresa parceira DAM, homenageou a arara vermelha amazônica como grande símbolo do Amazonas.
A abertura oficial do Enchefs contou com a recepção de índias amazônicas, apresentação de danças locais e da cantora Juliete Câmara, que entoou o Hino Nacional e o Hino do Amazonas. Na mesa principal do evento, além de autoridades, esteve presente a Chef Dilcy Duarte, Coordenadora do Enchefs AM, e o Chef Embaixador do Amazonas, Claudio Procopio.
Durante o encontro foi realizado aulas show com os Chefs Embaixadores 2016 que elaboraram pratos típicos de cada estado e degustação para os presentes. Também participaram do Enchefs, os Chefs indicados 2016 e estudantes do curso de gastronomia que puderam assistir palestras com Chefs e pesquisadores do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia).
RELAÇÃO DOS PREMIADOS 2016:
ACRE: IZANELDA MAGALHÃES
ALAGOAS: SILVANA CHAMUSCA
AMAPÁ: ORAZIO CATTANI
AMAZONAS: ANA CRISTINA GALOTTA
BAHIA: FABRICIO LEMOS
CEARÁ: GILVAN LOPES
DISTRITO FEDERAL: LUI VERONESE
ESPÍRITO SANTO: GILSON SURRAGE
GOIÁS: WILLIAN CARVALHO
MARANHÃO: JUNIOR AYOUB
MATO GROSSO: ELIANE CARVALHO
MATO GROSSO DO SUL: EDU REJALA
MINAS GERAIS: FLAVIO XAPURI
PARÁ: DANIELA MARTINS
PARAÍBA: CUMPADE JOÃO
PARANÁ: ANGELLO OMAR
PERNAMBUCO: RIVANDRO FRANÇA
PIAUÍ: MANOEL BEZELGA
RIO DE JANEIRO: ANA BUENO
RIO GRANDE DO NORTE: WALTER DANTAS
RIO GRANDE DO SUL: RODRIGO BELLORA
RONDÔNIA: MANOEL EVANGELISTA
RORAIMA: KALU BRASIL
SANTA CATARINA: HEIKO GRABOLLE
SÃO PAULO: JOÃO PAULO PAPANDRÉ LEMOS
SERGIPE: SUELLEN LIMA
TOCANTINS: OSMANE SILVA
NACIONAL: BETO PIMENTEL (BA)
