tjms
GERAL 

Com 15 anos de carreira, advogado administrativista inspira recém-formados em Direito

Com atuação à frente do IDAMS e na área administrativista, João Paulo Lacerda tem servido de exemplo para novos advogados

17 agosto 2023 - 15h30Da redação
Ex-presidente Michel Temer cumprimenta o presidente do IDAMS, João Paulo Lacerda da Silva
Ex-presidente Michel Temer cumprimenta o presidente do IDAMS, João Paulo Lacerda da Silva - (Foto: Divulgação)

Com atuação de destaque à frente da Presidência do IDAMS (Instituto de Direito Administrativo de Mato Grosso do Sul) e no Direito Administrativo no Estado, o advogado administrativista João Paulo Lacerda da Silva, 42 anos, tem sido fonte de inspiração para os jovens recém-formados em Direito.

Canal WhatsApp

Após ter colocado Mato Grosso do Sul no mapa do Direito Administrativo do Brasil com a realização do 33º Congresso Brasileiro de Direito Administrativo em outubro de 2019 em Campo Grande (MS), João Paulo Lacerda ganhou projeção estadual junto aos operadores do Direito, sendo referência no Estado na sua área de atuação.

Considerado ainda jovem na carreira, o advogado administrativista tem uma trajetória que inspira as novas gerações que escolheram o Direito como profissão. “Acredito que o fato de ter realizado o Congresso Brasileiro em Campo Grande me fez ser reconhecido em nível estadual, afinal, graças ao evento, conseguimos mudar a história do Direito Administrativo em Mato Grosso do Sul”, ressaltou o presidente do IDAMS, que tem apenas 15 anos na profissão.

João Paulo Lacerda ao lado do presidente do TCE/MS, Jerson Domingos

Nascido no interior de Mato Grosso do Sul, João Paulo Lacerda, além da graduação em Direito, também tem formação em Letras e lecionou aulas em séries iniciais do Ensino Fundamental no ano de 2000 pelo interior do Estado. Atualmente, além de exercer a presidência do IDAMS, tem uma carreira solidificada como um dos advogados mais renomados em nível estadual.

“Terminei a graduação em Direito no ano de 2007 e não parei desde então”, recordou o advogado administrativista, que já é considerado um profissional bem influente no cenário político, pois o seu escritório de advocacia tem como clientes vereadores, prefeitos, deputados e políticos conceituados e empresários de sucesso.

João Paulo Lacerda também é um advogado reconhecido nacionalmente, pois exerce cargos de relevância nacional como Conselheiro do IBDA (Instituto Brasileiro de Direito Administrativo), associado honorário do IDARJ (Instituto de Direito Administrativo do Rio de Janeiro), associado efetivo do IDASAN (Instituto de Direito Administrativo Sancionador Brasileiro) e membro da ANATRICON (Associação Nacional dos Advogados nos Tribunais de Contas).

O ex-prefeito de São Paulo, João Dória recebe João Paulo Lacerda da SilvaO ex-governador de São Paulo, João Dória recebe João Paulo Lacerda da Silva

O profissional ainda foi membro consultor da Comissão Especial de Direito Administrativo do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil entre 2017 e 2019 e secretário-geral da Comissão Especial de Direito Administrativo do Conselho Federal da OAB de 2019 a 2021. Ainda no âmbito nacional, ele participou e ainda participa de vários congressos nacionais como palestrante, quando discute temas relacionados ao Direito Administrativo.

João Paulo Lacerda foi presidente da Comissão de Direito Administrativo da OAB/MS de 2019 a 2021 e presidente do Observatório da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos da OAB/MS em 2021. No período de 2019 a 2021, ele ainda foi vice-presidente da Comissão Especial de Defesa dos Municípios da OAB/MS e, entre 2017 e 2018, exerceu a vice-presidência da Comissão do Advogado Publicista da OAB/MS.

Além disso, a atuação profissional lhe rendeu honrarias, como a “Medalha do Mérito Advocatício de Mato Grosso do Sul Jorge Antonio Siufi”, outorgada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, e a “Medalha do Mérito Advocatício Doutor Nelson Trad”, concedida pela Câmara Municipal de Campo Grande. Ele ainda carrega no currículo o título de especialista em Direito Administrativo, pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), e especialista em Direito Público com ênfase em Magistério Superior, pela Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina).

O presidente do IDAMS tem também pós-graduado em Direito Municipal, em Direito Eleitoral e revisor de obras jurídicas de relevância nacional. “Para os acadêmicos de Direito e os recém-formados na área do Direito em início de carreira, os meus conselhos são: muito estudo, persistência e amor em tudo que fizer. Sem amor no que fazemos, nada tem sentido”, finalizou.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop