ALMS PI 383771260-x-120
EDUCAÇÃO

Com 100% de adesão dos municípios, MS Alfabetiza completa um ano de implementação

Encontro entre prefeitos e secretários municipais de Educação, em alusão ao primeiro ano de implantação do Programa MS Alfabetiza.

12 dezembro 2022 - 16h41
Com 100% de adesão dos municípios, MS Alfabetiza completa um ano de implementação
Com 100% de adesão dos municípios, MS Alfabetiza completa um ano de implementação - (Foto: Governo do Estado)
Comper

Saiba Mais

Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (SED), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso do Sul (Undime-MS), realizou nesta segunda-feira (12), no auditório da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, encontro entre prefeitos e secretários municipais de Educação, em alusão ao primeiro ano de implantação do Programa MS Alfabetiza.

Na abertura do encontro os estudantes do Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação – CEAM/AHS, Maria Júlia Berbet Duailibi, Giovanna Carnevali Santos, Marina Silveira Weber, Leoner Parra e Estevão Colman, interpretaram a música “Aquarela”, de Toquinho, e “Meus Erros”, da banda Paralamas do Sucesso, “Garota de Ipanema”, de Antonio Caros Jobim e Vinícius de Moraes, sob orientação do professor Gleyton Berbet.

A secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta, na abertura do encontro, representando o governador Reinaldo Azambuja, destacou a importância da implementação de política de melhoria da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na Alfabetização, “Nossa luta pela educação é sempre por políticas de Estado e não de Governo, o regime de colaboração é uma marca do governo atual, para o ano que vem deixamos um desafio de pensar no projeto de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental. Não cansamos de estudar, de trabalhar com único objetivo, para que as nossas crianças aprendam, ora se ela anda no tempo certo, fala no tempo certo, porque não aprender no tempo certo, estamos todos empenhados para alcançar o objetivo”.

A vice-reitora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Celi Corrêa Neres, explanou a felicidade de participar do encontro. “É um momento de registrar e agradecer a forma que a professora Cecilia Motta trabalha em prol a Educação de nosso Estado e Brasil, estou feliz em participar do lançamento e agora um ano deste programa fantástico, momento de registrar o legado da professora Cecília como gestora pública em todas as áreas da educação”, finalizou.

Presidente da UNDIME Mato Grosso do Sul e secretário Municipal de Educação de Chapadão do Sul, Guerino Perius, lembrou do grande desafio que os 79 municípios têm ao aderir ao programa, “demonstração de responsabilidade, compromisso e gratidão. Hoje cada prefeito, cada gestor educacional está contribuindo com trabalho, determinação para que possamos, com responsabilidade, perante a comunidade sul-mato-grossense, lutar para uma educação de qualidade e com toda certeza teremos bons frutos”.

Prefeito de Camapuã, Manoel Eugênio Nery ,representando o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) Valdir Couto de Souza Júnior (Prefeito de Nioaque), falou da parceria do Governo de MS com municípios. “Quero agradecer ao governador Reinaldo Azambuja e a secretária Cecilia pelo brilhante programa MS Alfabetiza, pela aula de gestão pública, trabalhando com os municípios, em regime de colaboração, onde neste um ano de programa já vemos diversos frutos e a continuidade é primordial e estaremos todos juntos”, enfatiza.

MS Alfabetiza

Criado em 2021 e colocado em prática no início deste ano, o Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança – tem por finalidade o estabelecimento de condições necessárias para que os estudantes matriculados nas redes públicas sul-mato-grossenses adquiram o domínio das competências de leitura e escrita adequados à sua idade e ao seu nível de escolarização.

Neste primeiro ano, as ações do Programa MS Alfabetiza contemplaram iniciativas de formação continuada, realização de avaliações, acompanhamento dos indicadores e fortalecimento na cooperação entre Estado e municípios, bem como a oferta de material didático complementar.

Coletânea MS Alfabetiza 768x432Entre os parceiros, estão entidades como a Fundação Lemann, Instituto Natura, Bem Comum, Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), Assomasul, Undime e Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul (Fadeb-MS).

Em nome dos parceiros do Programa, a diretora adjunta PARC/ABC, Maria Vera Vasconcelos, da Associação Bem Comum, mencionou a importância da parceria. “Uma alegria participar do encontro com prefeitos, secretários municipais de Educação e uma satisfação de fazer parte dessa parceria, que é a alfabetização das nossas crianças, não deixar ninguém para trás, fortalecer e dizer a continuidade de nossa parceria, da luta de ser a voz das crianças, elas clamam para ser alfabetizadas, e o regime de colaboração é muito importante, pois são nos municípios onde tudo acontece”.

Investimento

No primeiro ano, o Programa foi responsável por investimentos na aquisição de livros didáticos, custeio de avaliações e de bolsas para Formação dos profissionais.

Ao todo, foram investidos mais de R$ 4 milhões, chegando ao total de R$ 8,3 milhões considerando as premiações destinadas às escolas que obtiverem os melhores índices de alfabetização e contribuições financeiras às escolas com os menores índices de aprendizagem (denominadas “escolas apoiadas”).

Mesa Redonda

Na programação do encontro entre prefeitos e secretários municipais de Educação, a palestrante Maria Jucineide da Costa Fernandes – secretária executiva e ensino médio e profissional na Seduc/CE, falou sobre a temática – A cooperação entre Estado e Municípios: perspectivas para a promoção da alfabetização na idade certa.

Maria Juceneide atualmente exerce a função de secretária executiva e ensino médio e profissional na Seduc/CE. Licenciada em História pela UERN e Mestre em Administração pela UFBA. Possui, ainda, especialização em formação de professores e em gestão e avaliação da educação pública. Professora efetiva da rede estadual do Ceará. Tem experiência como diretora escolar e coordenadora regional de educação. Na sua experiência como gestora educacional se destacou pela liderança na mobilização de equipes para alcance de resultados educacionais de aprendizagem.

Márcia Ferri, do Instituto Natura, também proferiu palestra. Ela é Pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, também é mestre e doutora em Educação do Programa: História, Política e Sociedade da PUC-SP.

Já atuou como professora alfabetizadora por 8 anos e como formadora de professores pela CE-CEDAC e Escola de Educadores. Desde 2013 atua com Gestão de Projetos no Instituto Natura. Atualmente é gerente de Alfabetização na Idade Certa do Instituto Natura. A mediadora foi a diretora presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação Básica e coordenadora de Formação Continuada (CFOR), Alessandra Ferreira Beker Daher.

Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas