senai
COLETA DE LIXO

Coleta de lixo para grandes geradores ganha trégua de 30 dias em Campo Grande

Audiência de conciliação garante que Solurb continue atendendo até 600 empresas enquanto busca solução definitiva

30 julho 2025 - 19h04Ricardo Eugenio
Solurb mantém coleta de lixo para grandes geradores em Campo Grande até 31 de agosto, após audiência de conciliação.
Solurb mantém coleta de lixo para grandes geradores em Campo Grande até 31 de agosto, após audiência de conciliação. - (Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira (30), no Fórum de Campo Grande, o futuro da coleta de lixo para grandes geradores de resíduos ganhou um respiro. Uma audiência de conciliação conduzida pelo juiz Ariovaldo Nantes decidiu que a CG Solurb, concessionária responsável pelo serviço na cidade, continuará atendendo supermercados, restaurantes, indústrias e outros estabelecimentos por mais 30 dias, até 31 de agosto.

Canal WhatsApp

O prazo adicional foi pedido pela Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) para evitar prejuízos sanitários e ambientais às empresas. A decisão temporária busca evitar o colapso na gestão dos resíduos enquanto se busca uma solução que não descumpra o acordo judicial de 2024, que determinou o fim dos contratos fora do escopo da concessão pública.

Segundo o advogado da Solurb, Márcio Torres, a suspensão temporária foi um passo necessário para evitar mudanças bruscas. “Foi concedido um prazo até 31 de agosto para que a Solurb continue a recolher o lixo enquanto as partes tentam achar uma solução que melhore as condições”, afirmou.

Representando a Fiems, Daniel Castro considerou a decisão positiva. “Agora temos 30 dias para debater o tema e buscar alternativas que atendam aos grandes geradores e ao município. A suspensão imediata poderia causar prejuízos graves”, disse.

Entre 300 e 600 estabelecimentos da Capital se enquadram como grandes geradores, produzindo mais de 50 quilos de resíduos por dia. O prazo adicional permitirá novas rodadas de negociação entre Solurb, Prefeitura, Ministério Público e Fiems, com mediação do Judiciário, para tentar uma solução definitiva. Até lá, a coleta de lixo seguirá normalmente.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas