Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
05 de outubro de 2025 - 19h09
pmcg
CONCURSO PÚBLICO

CNU: no Rio, candidatos buscam estabilidade e vida melhor para filhos

Com mais de 108 mil inscritos, estado lidera número de participantes e vagas fora do DF; rotina de estudos se adapta à realidade familiar

5 outubro 2025 - 16h15
Estado do Rio de Janeiro lidera número de candidatos e de vagas fora do DF no CNU 2025
Estado do Rio de Janeiro lidera número de candidatos e de vagas fora do DF no CNU 2025 - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Mais de 108 mil pessoas participaram, neste domingo (5), da primeira etapa de provas do Concurso Nacional Unificado (CNU 2025) no Rio de Janeiro. O estado teve o maior número de inscritos fora do Distrito Federal e também lidera em vagas oferecidas: são 315 oportunidades distribuídas em diversos órgãos públicos. Ao todo, 181 locais de prova foram preparados para receber os candidatos.

Canal WhatsApp

Com perfis variados, muitos participantes viram no CNU a chance de conquistar estabilidade e melhorar a qualidade de vida da família. É o caso de Carlos Eduardo do Nascimento, que chegou cedo ao campus da Faculdade Estácio, no centro da capital, para revisar resumos antes do início da prova. Ele concorre a uma das 340 vagas do Bloco 9, destinado ao nível intermediário, que oferece postos em agências reguladoras como a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

“A rotina de trabalho e estudos é complicada. Eu estudava quando chegava em casa ou em alguma brechinha no trabalho. Colocava videoaula ou podcast e ouvia durante o transporte ou no almoço”, contou. O Bloco 9 foi o mais concorrido no estado, com mais de 26 mil inscrições homologadas.

Estabilidade e maternidade

A possibilidade de trabalhar perto de casa foi essencial para a enfermeira Stephani Pereira, que migrou para a área administrativa e agora tenta garantir uma vaga pública. “Não gosto da área da enfermagem. Já passei em um concurso fora do estado, mas não pude me mudar por causa do meu filho. Prefiro ficar no Rio para não impactar a vida dele. Quero estabilidade e uma vida melhor para ele”, afirmou.

A bacharel em direito Meiriane de Sousa também tem o filho como principal motivação. Mãe de uma criança com autismo de nível 2, ela teve que pausar a carreira para cuidar da família, mas vê no concurso uma oportunidade de retorno ao mercado de trabalho.

“A preparação para o concurso, quando a gente é mãe, especialmente no meu caso, é mais difícil. Mas venho estudando há algum tempo. Me interesso muito pela ANS, já fui estagiária lá e gostava bastante”, disse.

Menos inscritos, mas abstenção deve cair

A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que, embora o número de inscritos seja menor em comparação com a edição de 2024, a expectativa é de maior presença nas salas de prova. “Quase 600 mil dos mais de 761 mil inscritos acessaram seus cartões de confirmação. Isso mostra um engajamento maior”, afirmou.

Segundo o governo, o CNU 2025 tem 761.528 candidatos disputando 3.652 vagas em 32 órgãos federais. No Rio de Janeiro, a prova movimentou diferentes regiões com alta demanda e grande expectativa por parte dos concorrentes.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas