
A criatividade é a melhor ferramenta para ajudar em momentos de crise, ou de grandes mudanças como a que estamos vivendo, quando associadas ao design e a arquitetura permitem uma rápida inserção nas cadeias produtivas locais.

Desde a origem o Club Design promove a economia e o mercado local através da criatividade e de criativos profissionais de arquitetura e design de interiores. Este mercado mobiliza a economia principalmente gerando empregos localmente.
“A cada projeto que os profissionais desenvolvem, gera-se cerca de 40 empregos diretos, que mobiliza o entorno, já que essa mão de obra é local. Isto estimula outros negócios que se beneficiam diretamente, como cafés, padarias, restaurantes, farmácias, entre outros” afirma Adilson Puertes presidente da associação de empresários que trouxe o Club Design para o Mato Grosso do Sul, que organiza o Campo Grande Festival de Design e o anuário oficial do Estado de Mato Grosso do Sul.
Para que este trabalho tenha resultados reais na prática, a estratégia é juntar empresas que acreditam nos mesmos princípios e valores e trabalham com o mesmo público consumidor. No mundo contemporâneo se torna muito difícil dialogar diretamente com os consumidores, este tipo de associação de empresários facilita a comunicação e ajuda a interpretar desejos e anseios deste público. Já que o público que adquire o móvel planejado, a persiana automatizada e os móveis da sala, por exemplo, também frequenta restaurantes, cabeleireiros, e compra carros coerentes com estas escolhas.
“Estas empresas têm uma ligação comercial muito forte, mesmo de segmentos diferentes, que não estava sendo aproveitada. Por isso resolvemos estimular o networking entre elas”, José Marques diretor comercial do CDMS, que organiza periodicamente Meeting de negócios entre os associados.
Meeting de negócios entre os associados
Outra estratégia foi obter apoio de instituições locais que fomentam o mercado e a cultura local. Desta forma o Club Design MS conta com o apoio do Governo de Estado através da Fundação da Cultura do Mato Grosso do Sul, da Prefeitura através da Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande (Sectur), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebrae MS), do Banco Safra através Quitus Investimentos e do sistema SENAI e SENAC do MS. Com estes parceiros pretende-se divulgar e promover os negócios no MS criando condições para envolver toda a cadeia de consumo, de forma sustentável já que o interesse é ter vida longa e contribuir também para se tornar uma referência na área atraindo visitantes.
Um dos produtos mais importantes do CDMS é a edição do anuário: O melhor da arquitetura e do design do Mato Grosso do Sul, um livro de luxo de mais de 120 páginas, com capa dura e encadernação especial.
Onde são apresentados os escritórios mais atuantes da cidade junto ao Club Design e as empresas associadas. Este livro dá visibilidade ao grupo de altíssima qualidade.
Livro 'O melhor da arquitetura e do design do Mato Grosso do Sul'
Toda edição o anuário traz uma homenagem a um artista que promove a cultura local, já foram Luis Pedro Scalise e na última Isaac de Oliveira, e a um arquiteto, na primeira edição foi Sandra Madeira e na mais recente Arq. Rua Ohtake autor do Bioparque Pantanal.
O Anuário tem distribuição dirigida e gratuita, promovendo o segmento com o público alvo, que são os clientes das lojas associadas, empreendimentos imobiliários e marcas escolhidas por apresentarem este perfil de tratarem com o mesmo público alvo, que exige qualidade total. “A qualidade de nossos profissionais, assim como dos produtos e serviços das empresas associadas ao Club design MS, estão registradas nas páginas deste livro, isto reafirma visualmente nosso discurso que não há necessidade de sair da cidade para ter um excelente atendimento” comenta Maria Helena Bonotto vice-presidente da associação junto ao Club Design MS.
Troféu que os Profissionais Destaque recebem
Estes profissionais que participam do anuário são os Profissionais Destaque que recebem um troféu por sua dedicação durante a campanha, com isto o Club Design reconhece, destaca e dá visibilidade aos escritórios mais atuantes da região,"Reconhecimento é a melhor conquista", é nosso slogan.
Para manter profissionais e empresários atualizados são realizadas periodicamente cursos e palestras, alguns deles com visitas técnicas no Brasil e no exterior.
São feitas visitas técnicas no Brasil e no exterior
O Club Design Br já esteve em Milão, New York, Londres, Paris, Chicago, México, Perú, Chile, Argentina, Holanda, Helsinki e em inúmeras cidades do Brasil. A última edição ocorreu em São Paulo com visitas a: Bienal Internacional de Arquitetura, Casa Cor São Paulo, Feira de móveis de alta decoração, visita ao maior empreendimento imobiliário da América Latina, e galerias de arte. "Desta forma nos mantemos atualizados, e durante estas viagens podemos criar laços fortes com nossos parceiros, além de todo o conhecimento obtido” Theise Alatrão diretora do CDMS.
Club Design ganhou notoriedade e reconhecimento internacional, recebendo dois grandes prêmios
Outro foco de atenção do Club Design é ter uma atuação sustentável e voltada para o terceiro setor, por estar vinculado a uma associação de empresários sem fins lucrativos todo o dinheiro que sobra é destinado para ações sociais de alto impacto. Este tipo de trabalho já rendeu ao Club Design notoriedade e reconhecimento internacional, recebendo dois grandes prêmios, em 2018 o iF Design (considerado o “Oscar" do design na categoria Social Impact Prize, e, em 2020, o primeiro lugar no 7º Prêmio Objeto Brasileiro, na categoria Sócio ambiental.
Campanha contra a fome
Em Mato Grosso do Sul foram realizadas inúmeras ações sociais, de Natal, com bolas de futebol durante o mundial e contra a fome arrecadando mais de 4 toneladas de alimentos. Sempre de forma criativa e colaborativa, envolvendo empresas, profissionais e pessoas com interesse de contribuir para a causa. “A fome afeta mais de 20 milhões de pessoas no Brasil, não podemos ficar afastados desta temática, por isso resolvemos assumir a causa e convidar nossos parceiros arquitetos e designers a ajudar a promover o tema junto a sociedade e foi um sucesso" afirma Renato Altrão diretor do Club Design.
O CDMS realiza periodicamente o Campo Grande Design Festival, que é um evento que apresenta gratuitamente, junto a toda a sociedade, a importância da arquitetura e o design para nossas vidas. São palestras exposições, mostras decoradas, que acontecem nas empresas associadas, gerando um circuito de visitação pela cidade, para promover a cultura local. Tornando a cidade um museu a céu aberto.
O CDMS realiza periodicamente o Campo Grande Design Festival
“Existem muitos festivais pelo Brasil e mundo, mas trazemos dois fundamentos primordiais, primeiro é que as cidades do mundo estão ficando muito similares por este motivo as identidades e culturas regionais serão mais valorizadas, principalmente as associadas a natureza, água e qualidade de vida, imagem que espelha o Mato Grosso do Sul. O outro ponto é que muitos festivais ocorrem em cidades que não oferecem oportunidades de negócios após o encerramento, o nosso não, as cidades escolhidas oferecem a cultura e o mercado o ano todo, através dos criativos, das lojas e empresas locais” discorre Alvaro Guillermo criador e curador do Design Festival.
No último ano apresentou a palestra do escritório Ohtake Arquitetura, responsáveis pelo projeto arquitetônico do Bioparque Pantanal
No último ano apresentou a palestra do escritório Ohtake Arquitetura, responsáveis pelo projeto arquitetônico do Bioparque Pantanal. O evento ocorreu no próprio Bioparque com a presença de autoridades e um público de 350 pessoas que lotou o auditório, na ocasião foi realizado o lançamento do anuário e visitas guiadas aos aquários.
Diretoria CDMS: José Marques, Adilson Puertes, Vanessa Coin, These Altrão, Renato Altrão e Alvaro Guillermo CDBr
Marcas associadas ao Club Design MS:
Aço e aço, Andrade Faria Prime, Dell Anno Campo Grande, Idelli Móveis Planejados, Imobiliário FTX, Jatobá Garden Park, JCharbel Serviços Terceirizados, Lucx Automação, Maar Singulaar, MS Tintas, Perfatto Cortinas e Persianas, Plant Paisagismo, Quadro a Quadro Molduras, Riolax Hidromassagens, Panan Refrigeração, Raposo Marcenaria, Construtora Saraiva de Resende, Sierra Móveis e Studio A Móveis.
Marcas de apoio:
Fundação da Cultura do Mato Grosso do Sul, Prefeitura através da Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande (Sectur)
Patrocinadores:
Bioparque Pantanal, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebrae MS), Banco Safra : Quotus Investimentos, Sistema SENAI / SENAC MS
Serviço
Contato Club Design MS: atendimento@clubdesign-ms.com.br whatsapp @clubdesignms
Youtube Design Festival
Atendimento comercial Campo Grande Design Festival:
José Marques - Festas e eventos +55 67 99284-1904
Club Design Brasil (11) 5093 7030
