Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
04 de dezembro de 2025 - 14h20
TCE
FOMENTO

Programa Cidade Empreendedora ajuda 36 municípios do MS a fortalecer pequenos negócios

Iniciativa do Sebrae/MS busca melhorar gestão municipal e abrir oportunidades para micro e pequenas empresas

4 dezembro 2025 - 13h48Redação
Integração institucional guiou o debate sobre políticas públicas e desenvolvimento sustentável
Integração institucional guiou o debate sobre políticas públicas e desenvolvimento sustentável - (Foto: Divulgação)

Na última sextafeira (28 de novembro), autoridades estaduais, gestores municipais e representantes de micro e pequenas empresas estiveram reunidos em Campo Grande, durante o XV Congresso do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul. No evento, o debate sobre políticas públicas destacou o papel do Sebrae/MS e do Cidade Empreendedora como ponte entre governo, municípios e setor privado.

Canal WhatsApp

O Cidade Empreendedora atende 36 municípios de Mato Grosso do Sul. O programa busca melhorar o ambiente de negócios local através de uma gestão pública mais eficiente, da simplificação burocrática, da inclusão de micro e pequenas empresas em licitações e da oferta de apoio técnico e capacitação.

Riedel destacou a importância da iniciativa privada no processo de desenvolvimento e parceria com o SebraeRiedel destacou a importância da iniciativa privada no processo de desenvolvimento e parceria com o Sebrae

De acordo com o diretorsuperintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, muitas vezes empresas locais acreditam não ter condições de participar de licitações públicas. O programa mostra que com orientação e suporte, elas podem competir com igualdade, oferecendo preços competitivos e colaborando com o desenvolvimento local.

O impacto para os municípios tem sido percebido na vida dos empreendedores. O programa ajudou a abrir espaço para negócios locais se integrarem à cadeia de compras públicas e a fomentar o próprio comércio interno dos municípios.

Para Mendonça empreendedores têm condições de participar de licitações, sobretudo quando recebem orientação adequadaPara Mendonça empreendedores têm condições de participar de licitações, sobretudo quando recebem orientação adequada

Durante a cerimônia de encerramento de um ciclo do programa, prefeitos foram reconhecidos pelo empenho na adoção das práticas. O governador do estado ressaltou que a parceria entre o governo e o Sebrae/MS fortalece o desenvolvimento e gera novas oportunidades para a população.

Para muitos municípios, o Cidade Empreendedora representa uma chance concreta de diversificar a economia local, incentivar o empreendedorismo, valorizar pequenos negócios e tornar o município mais produtivo e resiliente. A aposta é que essas iniciativas contribuam para um futuro mais próspero em todo o Mato Grosso do Sul.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop