
Mato Grosso do Sul deve registrar chuva intensa e ventos acima de 60 km/h no sudoeste do Estado a partir desta terça-feira (19), segundo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão inclui eventual queda de granizo e acumulados superiores a 20 mm.

O alerta faz parte do cenário provocado por um ciclone extratropical que atua no Sul do país, trazendo chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de rajadas de vento acima de 50 km/h em partes do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com volumes que podem superar 70 mm nessas regiões. As áreas litorâneas dos dois estados também devem registrar ventos intensos.
No Centro-Oeste, o tempo deve permanecer estável na maior parte dos estados, mas o Inmet reforça que a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 30% nos próximos dias, especialmente em Goiás, no centro-leste do Mato Grosso e no sul e sudoeste do Mato Grosso do Sul.
O Sudeste terá predomínio de tempo seco e temperaturas elevadas, embora algumas chuvas fracas sejam previstas no extremo sul de São Paulo, na costa do Espírito Santo e em trechos centrais e nordeste do Rio de Janeiro. Ventos mais fortes são esperados no litoral paulista e fluminense até quarta-feira (20).
No Nordeste, o interior permanece seco, com queda da umidade em áreas do Piauí e oeste da Bahia. Pequenas chuvas podem ocorrer na costa de Alagoas e Sergipe, mas os acumulados não devem ultrapassar 20 mm.
Já no Norte, instabilidades atingem Roraima e o noroeste e centro do Amazonas, com possibilidade de chuvas acima de 70 mm no centro do Amazonas. Outras áreas do Amazonas, Rondônia, Pará, Acre e Tocantins devem permanecer sem chuva, com queda da umidade relativa abaixo de 30%.
O Inmet recomenda atenção especial às populações nas regiões do sul do país e sudoeste do Mato Grosso do Sul, principalmente em áreas suscetíveis a alagamentos, ventos fortes e granizo.
