Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
10 de dezembro de 2025 - 23h41
sesi
CLIMA

Sul do Brasil em alerta máximo com ciclone extratropical e frente fria

Inmet e meteorologistas preveem chuva acima de 100mm, rajadas de vento e risco de granizo; população deve adotar medidas de segurança

9 dezembro 2025 - 08h30Rariane Costa
Imagem do ciclone (ilustrativa)
Imagem do ciclone (ilustrativa) - (Foto: Reprodução/NOA/Nasa)

A Região Sul do Brasil está sob alerta máximo nesta terça-feira, 9, devido à combinação de um ciclone extratropical com uma frente fria que atinge os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O alerta vermelho emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é válido até as 23h59 e classifica a situação como de “grande perigo”, com risco de chuvas intensas, ventos superiores a 100 km/h e possibilidade de granizo.

Canal WhatsApp

A previsão aponta acumulados de chuva que podem ultrapassar 60 milímetros em apenas uma hora ou mais de 100 milímetros ao longo do dia. O fenômeno também pode provocar danos a construções, quedas de árvores, alagamentos, interrupções no fornecimento de energia e prejuízos a plantações, além de afetar o tráfego rodoviário em diversas regiões.

O mau tempo é causado pela formação de um ciclone extratropical associado a uma frente fria, que favorece a formação de nuvens carregadas e tempestades. As áreas afetadas abrangem as zonas metropolitanas, litorâneas, centrais e serranas dos três Estados, incluindo o Vale do Itajaí, a região metropolitana de Curitiba e a região de Porto Alegre.

O Inmet recomenda que, diante do alerta vermelho, a população adote medidas de segurança como desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, proteger documentos em sacos plásticos e procurar abrigo seguro em caso de risco iminente. Também orienta que se evite áreas abertas, proximidade com árvores ou estruturas metálicas e travessias em ruas alagadas.

Apesar de o epicentro do fenômeno atingir principalmente o Sul, as instabilidades também têm reflexos no Sudeste e Centro-Oeste do país. Em São Paulo, a terça-feira começou chuvosa, com rajadas de vento entre 60 e 70 km/h. Em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, há risco de temporais, embora não haja alerta máximo.

De acordo com a previsão meteorológica, os impactos do ciclone devem persistir até quinta-feira, 11, quando o centro do sistema deve avançar em direção ao oceano, afastando-se do continente e reduzindo os efeitos sobre o Sul do Brasil.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop