Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
14 de novembro de 2025 - 16h18
Fiems 46 Anos
CHUVAS EM CG

Chuvas danificam asfalto e rotatória da Rachid Neder passa por limpeza emergencial

Equipes da Sisep retiraram galhos e resíduos que entupiram galerias e provocaram desplacamento do asfalto; trecho será recuperado na segunda-feira, se não chover.

14 novembro 2025 - 14h05Douglas Vieira
Equipes da SISEP fazem limpeza emergencial na rotatória da Rachid Neder após danos causados pela enxurrada.
Equipes da SISEP fazem limpeza emergencial na rotatória da Rachid Neder após danos causados pela enxurrada. - Foto: Reprodução PMCG

A Prefeitura de Campo Grande realizou na manhã desta sexta-feira (14) uma ação emergencial de limpeza na rotatória da Avenida Rachid Neder com a Ernesto Geisel, depois que placas de asfalto se desprenderam devido à forte correnteza formada pelas chuvas de quarta e quinta-feira (12 e 13). O trabalho foi conduzido por equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISEP).

Canal WhatsApp

Além da limpeza da pista, as equipes retiraram galhos e resíduos acumulados na galeria pluvial, que contribuíram para o entupimento parcial da drenagem. O trânsito chegou a ser interditado no sentido Nova Lima–Centro, mas já foi liberado. Parte da rotatória segue bloqueada até a conclusão dos reparos.

O secretário da SISEP, Marcelo Miglioli, explicou que o volume de água transbordou sobre a rotatória e atingiu a base do pavimento, causando o desplacamento do asfalto. “Interditamos ontem e hoje cedo já fizemos a limpeza. Agora dependemos da secagem da base para aplicar a nova capa asfáltica, prevista para segunda-feira (17), se não chover no fim de semana”, afirmou.

Galhos e troncos agravam risco de entupimento - Durante a limpeza, grande quantidade de galhos e troncos foi retirada das galerias. Segundo Miglioli, eventos como o desta semana se intensificam devido ao material levado pela enxurrada.

O secretário da SISEP, Marcelo Miglioli

“Queremos uma cidade arborizada, mas precisamos lidar com os impactos disso. Em vendavais ou chuvas fortes, galhos e até árvores caem nos canais e comprometem a drenagem”, disse.

Miglioli informou que outras áreas da cidade também registraram danos, embora em menor escala:

Região do Noroeste/Chácara dos Poderes: obra em execução foi parcialmente afetada e a empresa responsável já foi acionada.

Rotatória próxima à Escola Hércules Maymone: danos no pavimento aguardam tempo firme para recuperação.

Projeto para drenagem aguarda recursos federais - O secretário reforçou que há um projeto estruturante para resolver definitivamente os problemas de drenagem na região da Rachid Neder. A obra, estimada em R$ 80 milhões, prevê bacias de contenção e uma barragem na área da Rua Corguinho.

“Cadastramos no Governo Federal, mas a proposta não foi aprovada. Vamos insistir, porque o município não tem como arcar sozinho com esse valor”, afirmou.

Equipes seguem monitorando pontos críticos da cidade. A previsão é de que a rotatória seja totalmente liberada após a aplicação da nova capa asfáltica na segunda-feira (17), caso o tempo permita.

De acordo com o CEMTEC, o fim de semana será de instabilidades:

Sexta (14/11) e sábado (15/11): muitas nuvens e possibilidade de chuvas intensas, com raios e rajadas de vento.

Domingo (16/11): início com sol e aumento da nebulosidade ao longo do dia, com chance de pancadas isoladas.

Segunda (17/11): avanço de frente fria intensifica a instabilidade sobre Mato Grosso do Sul.

A Defesa Civil recomenda:

evitar trafegar por vias alagadas ou com correnteza;

buscar abrigo seguro, longe de árvores e fiações durante tempestades;

redobrar atenção em áreas interditadas;

acionar emergências pelos números 199, 193 e 156.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop