tjms
FIQUE POR DENTRO

Chuvas controlam incêndios, início da piracema e caso de mpox são destaques do 'Giro de Notícias'

O programa também trouxe a previsão do tempo para o Estado e detalhes sobre o campeonato mundial de montaria em touros que ocorrerá em Campo Grande

29 outubro 2024 - 09h50Da Redação
Giro Estadual de Notícias é transmitido pelo YouTube e pelas emissoras do Grupo Feitosa
Giro Estadual de Notícias é transmitido pelo YouTube e pelas emissoras do Grupo Feitosa - (Foto: Divulgação)

Na edição desta terça-feira (29) do Giro Estadual de Notícias, transmitido de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 8h30 e apresentado por Carlos Guilherme e Lorena Sone, os principais destaques foram as chuvas que ajudaram a controlar os focos de incêndios no Pantanal, o anúncio do início do período de defeso para a pesca, e a confirmação do primeiro caso de mpox em Corumbá, a 450 km de Campo Grande. O programa também trouxe a previsão do tempo para o Estado e detalhes sobre o campeonato mundial de montaria em touros que ocorrerá em Campo Grande.

Canal WhatsApp

Chuvas acima da média ajudam a conter incêndios no Pantanal - O Pantanal sul-mato-grossense registrou chuvas acima da média histórica nos últimos 12 dias, o que foi fundamental para o controle dos focos de incêndios florestais que vinham ameaçando o bioma. Nos primeiros 15 dias de outubro, as chuvas foram escassas, mas o cenário mudou com o avanço de uma frente fria, trazendo precipitações significativas. Este alívio hídrico, especialmente durante o último fim de semana, contribuiu para a recuperação ambiental da região e para a preservação da fauna e flora locais.

Clima: altas temperaturas e risco de tempestades - A terça-feira começou ensolarada, mas o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) alerta para um dia de céu instável, com temperaturas que podem chegar a 37ºC em Mato Grosso do Sul. Há previsão de chuvas fracas a moderadas, com possibilidade de tempestades. Esse cenário de instabilidade climática resulta da convergência de umidade e da passagem de uma frente fria pelo litoral sudeste, combinada ao calor intenso e à umidade no Estado.

O programa é transmitido de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 8h30 e apresentado por Carlos Guilherme e Lorena Sone

Período de defeso começa dia 5 de novembro, proibindo a pesca em MS - O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) informou que o período de pesca liberada no estado termina em 4 de novembro, quando se inicia o defeso, conhecido como piracema. Durante esse período, a pesca será proibida em todas as bacias hidrográficas do Paraná e Paraguai. A medida irá preservar espécies nativas em época de reprodução, permitindo que completem o processo de migração para as cabeceiras dos rios. A piracema é fundamental para a manutenção da biodiversidade, protegendo peixes como pacu, pintado, curimba e dourado.

Mato Grosso do Sul confirma primeiro caso de mpox em Corumbá - O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde na Fronteira (CIEVS Fronteira) confirmou o primeiro caso de mpox em Corumbá. O paciente, um homem de 27 anos, está em isolamento domiciliar e apresenta sintomas leves. Com este registro, o estado contabiliza 11 casos confirmados de mpox, sendo sete em Campo Grande, três em Ponta Porã e agora um em Corumbá. O caso foi detectado sem histórico de viagens recentes, sugerindo uma possível transmissão local.

Entrevista: Adriano Moraes e Paulo Matos falam sobre campeonato de montaria em Campo Grande - Na entrevista do dia, o programa conversou com o tricampeão mundial de montaria em touros Adriano Moraes e com Paulo Matos, presidente da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso do Sul (Nelore/MS). Eles falaram sobre a Master do campeonato mundial da Professional Bull Riders (PBR) Brasil, que acontecerá de 31 de outubro a 2 de novembro, durante a Expogenética/MS, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande.

O tricampeão mundial de montaria em touros Adriano Moraes e com Paulo Matos, presidente da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso do Sul (Nelore/MS)

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop