
Mato Grosso do Sul deve enfrentar um período de chuva intensa, vento forte e até queda de granizo nos próximos dias. A mudança no tempo será provocada pela formação de um ciclone extratropical. A previsão é do Cemtec, órgão de monitoramento do clima ligado ao Governo do Estado.

O alerta vale para 55 cidades, de acordo com comunicado do Inmet. As rajadas de vento, acompanhadas de raios e temporais, devem atingir o Estado a partir de domingo, 12 de outubro. A chuva pode ultrapassar os 30 milímetros em 24 horas, principalmente entre segunda e terça-feira.
Em Campo Grande, o calor continua nesta sexta-feira (10), com máximas acima dos 30°C. Mas o cenário muda no fim de semana. A segunda-feira (13) já começa com temperatura mais amena, e a máxima não deve passar dos 28°C. Em cidades do sul do Estado, os termômetros devem cair para 12°C.
A Defesa Civil alerta a população para evitar áreas abertas durante raios, não se abrigar debaixo de árvores e reforçar telhados e janelas. Em caso de emergência, o telefone 199 está disponível.
Ciclones extratropicais são comuns no sul do Brasil. Eles surgem quando o ar frio e o ar quente se encontram, criando zonas de baixa pressão. Esse tipo de fenômeno é diferente dos ciclones tropicais e costuma vir acompanhado de frentes frias.
