
A China realizou nesta quarta-feira (3) um grandioso desfile militar em Pequim, com mísseis, caças e outros equipamentos, alguns exibidos ao público pela primeira vez. O evento marca o 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial e contou com a presença do presidente Xi Jinping, que lidera o Partido Comunista e chefia as Forças Armadas.

Dezenas de líderes internacionais prestigiaram o desfile, incluindo Vladimir Putin, presidente da Rússia, e Kim Jong Un, líder da Coreia do Norte. Durante sua fala, Xi fez um breve discurso em memória das vítimas da Segunda Guerra e alertou sobre o risco de novos conflitos:
"Hoje, a humanidade está diante da escolha entre paz e guerra, diálogo ou confronto, ganhos mútuos ou soma zero", disse.
Durante o evento, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou sobre o apoio americano à China durante a guerra:
"Muitos americanos morreram na busca da China pela Vitória e Glória. Espero que eles sejam devidamente honrados e lembrados por sua bravura e sacrifício!", escreveu na rede Truth Social.
Trump também desejou um “dia de celebração grandioso e duradouro” a Xi e ao povo chinês, mas ironizou a presença de Putin e Kim Jong Un, afirmando:
"Por favor, envie minhas mais calorosas saudações a Vladimir Putin e Kim Jong Un, enquanto vocês conspiram contra os Estados Unidos da América".
