Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
27 de outubro de 2025 - 17h27
INTERNACIONAL

China agradece apoio do MS após acidente aéreo com professor Yu Kongjian

Embaixada chinesa reconhece atuação ágil e profissional do Governo de Mato Grosso do Sul e da Sejusp no atendimento à tragédia em Aquidauana

27 outubro 2025 - 13h40Maria Edite Vendas
Manifestações oficiais se deram em reconhecimento ao atendimento de acidente aéreo ocorrido em Aquidauana
Manifestações oficiais se deram em reconhecimento ao atendimento de acidente aéreo ocorrido em Aquidauana - (Foto: Divulgação SEJUSP)

A Embaixada da República Popular da China enviou manifestação oficial ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) em agradecimento pelo apoio prestado após o acidente aéreo ocorrido no dia 23 de setembro, em Aquidauana, que vitimou quatro pessoas, entre elas o renomado professor Yu Kongjian.

Canal WhatsApp

No documento, datado de 17 de outubro, a Embaixada expressa “sinceros agradecimentos pelo pronto apoio e eficiente coordenação” das autoridades estaduais, destacando especialmente o trabalho do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) da Polícia Civil e da Coordenadoria-Geral de Perícias da Polícia Científica, que atuaram com agilidade e precisão desde o momento do acidente até a liberação dos corpos.

A família de Yu Kongjian e representantes do College of Architecture and Landscape da Peking University também encaminharam carta de agradecimento à equipe do Dracco, elogiando a atenção, o respeito e o profissionalismo com que o caso foi tratado.

Yu Kongjian era uma referência mundial na área de arquitetura da paisagem e sustentabilidade. Ele foi o primeiro reitor do College of Architecture and Landscape da Universidade de Pequim e detinha o título de Boya Distinguished Professor.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, destacou que o reconhecimento internacional reforça a seriedade com que as forças de segurança do Estado atuam:

“Receber o reconhecimento da Embaixada da China é motivo de orgulho. Demonstra o nosso compromisso com a dignidade humana e o profissionalismo diante de situações de alta complexidade.”

A delegada Ana Cláudia Medina, chefe do Dracco, reforçou a credibilidade da Polícia Civil: “Conseguimos, com técnica e sensibilidade, dar uma resposta em um momento de dor, oferecendo apoio às famílias com nosso trabalho investigativo.”

Já o coordenador-geral de Perícias, José de Anchiêta Souza Silva, destacou o esforço conjunto das equipes envolvidas: “Profissionais de várias áreas atuaram desde o atendimento no local até a conclusão dos exames laboratoriais. A identificação das vítimas foi feita com precisão, garantindo dignidade às famílias.”

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop