segov dengue
INTERNACIONAL

Chile: Piñera vota em plebiscito que decidirá se país terá Nova Constituição

O presidente Sebastián Piñera votou antes das 9h e convocou os chilenos a votarem

25 outubro 2020 - 10h30
Plebiscito foi anunciado há um ano em meio aos protestos que tomaram conta do país
Plebiscito foi anunciado há um ano em meio aos protestos que tomaram conta do país - (Foto: Martin Bernetti/AFP)
Comper

O Chile realiza neste domingo um plebiscito pelo qual os cidadãos do país decidirão se aprovam ou rejeitam a redação de uma nova constituição e qual será o sistema de elaboração do texto, se a primeira opção vencer. Neste caso, as alternativas são uma a redação por uma Convenção Mista, formada por um número igual de congressistas e membro eleitos, ou uma Convenção Constitucional, em que o documento seria redigido apenas por membros eleitos.

O presidente Sebastián Piñera, que antes da convocação do referendo se opunha à mudança, votou cedo, antes das 9 horas, e convocou os chilenos a votarem, dizendo que "todas as vozes importam". Além de Piñera, outros pré-candidatos à Presidência do Chile, como Daniel Jadue e José Antonio Kast, também já votaram, segundo o jornal chileno La Tercera. O periódico informou ainda que, na Nova Zelândia, 90% dos chilenos residentes votaram pela aprovação de redação de um novo texto. No Chile, são registradas longas filas na maioria dos centros de votação.

Outro jornal chileno, o El Mercurio, informa que 98,29% das mesas de votação já estão instaladas no Chile e exterior, conforme o Serviço Eleitoral do Chile (Servel). O porcentual representa 44.150 mesas, sendo 43.995 no Chile e 155 em outros países como Espanha, Reino Unido, Noruega, Brasil, Argentina e Uruguai.

A votação teve início às 8h (horário local) e se encerrará às 20h. Mais de 14,1 milhões de chilenos estão aptos a votar - a votação é voluntária. O processo eleitoral ocorre em meio à pandemia de covid-19 que, no Chile, contabiliza quase 500 mil casos e 13,8 mil mortes. A média diária de novos casos entre os chilenos tem variado de 1,5 mil a 2 mil casos. Em razão deste cenário, o horário de votação foi estendido em duas horas para reduzir as aglomerações, com diferenciação para os maiores de 60 anos.

O plebiscito foi uma das reivindicações dos protestos sociais no país há cerca de um ano. A Constituição atual entrou em vigor durante o regime militar chileno, de 1973 a 1990.

Contato: clarice.couto@estadao.com

Banner Whatsapp Desktop