
Quase metade dos habitantes do Mato Grosso do Sul identifica-se como parda, conforme indicam os dados recentes do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (22). O Estado conhecido por sua diversidade cultural e étnica, registra 46,9% de sua população se declarando parda, ressaltando a mistura de heranças e tradições que caracterizam a região.

Conforme os dados do IBGE, o estado possui 2.757.013 habitantes, dos quais 1.293.797 se declararam pardos. Os que se identificam como brancos representam 42,4%, seguidos por pretos (6,5%), indígenas (3,5%) e amarelos (0,7%).
A análise comparativa dos Censos de 2010 e 2022 revela mudanças significativas. O grupo de pessoas que se identificaram como indígenas teve um aumento expressivo de 51,2%, enquanto a população que se autodeclarou preta cresceu 49,16%. Por outro lado, houve um declínio de 34,5% no grupo que se identifica como amarelo.
Em relação à distribuição geográfica, a população parda é predominante em 60 dos 79 municípios do estado, equivalendo a 46,93% da população total. Em contrapartida, a população branca prevalece em 16 municípios, e a indígena, embora represente apenas 3,48% da população estadual, é majoritária em 3 municípios. Não se observou predominância da população preta ou amarela em nenhum município.
Dentre os municípios com maior concentração de população branca estão Paranaíba, Iguatemi e Dourados. Já Ladário, Corumbá e Sonora destacam-se pela alta proporção de pessoas pardas. Quanto à população indígena, os municípios de Japorã, Paranhos e Tacuru apresentam as maiores concentrações. Em termos de população preta, Corguinho, Ladário e Jaraguari lideram, enquanto Dois Irmãos do Buriti, Glória de Dourados e Campo Grande têm as maiores percentagens de população amarela.
Comparativamente com outros estados brasileiros, Mato Grosso do Sul ocupa a 5ª posição em termos de população branca, 24ª para população preta, 3ª para amarela, 21ª para parda e 4ª para indígena. Notavelmente, Japorã, com a maior concentração de indígenas no estado, ocupa a 14ª posição em comparação com os 5.570 municípios do Brasil.
