Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
19 de dezembro de 2025 - 09h54
senai
AÇÃO SOCIAL

Prefeitura de Campo Grande promove serviços e ceia natalina para população em situação de rua

Ação ocorreu na Praça Aquidauana e reuniu atendimentos de saúde, assistência social e abordagem voluntária para tratamento

19 dezembro 2025 - 07h55Da Redação
População em situação de rua participou de ceia natalina durante ação com serviços públicos na Praça Aquidauana.
População em situação de rua participou de ceia natalina durante ação com serviços públicos na Praça Aquidauana. - (Foto: Divulgação)

Na noite de quarta-feira (17), a Praça Aquidauana, em Campo Grande, recebeu uma ação voltada à população em situação de rua, com atendimentos públicos e ceia natalina. A iniciativa, chamada Ceia dos Invisíveis - Natal na Rua, contou com a atuação integrada de equipes da Prefeitura nas áreas de saúde e assistência social.

Canal WhatsApp

Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio da equipe do Consultório na Rua, a ação contou com a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), do Centro POP, do Núcleo de Políticas sobre Drogas (Nuprad) e de outros serviços que atuam diretamente com esse público. Cerca de 15 servidores participaram da mobilização.

Durante a atividade, foram ofertados atendimentos de saúde, orientações, procedimentos básicos e entrega de kits de higiene. Além disso, o espaço também foi utilizado para escuta e diálogo com as pessoas atendidas. A ceia, composta por frutas, doces, cachorro-quente e refrigerante, foi organizada como parte da estratégia de aproximação e permanência do público no local.

Gerente do Consultório na Rua e uma das responsáveis pela organização, Giany da Costa explicou que a proposta foi ampliar o atendimento já realizado rotineiramente pelas equipes.

“A equipe do Consultório na Rua já leva saúde até onde essas pessoas estão todos os dias. Mas sentimos que, nesse período, era importante proporcionar também esse momento simbólico, que para muitos é inacessível. É saúde, mas também é alimentação, convivência e presença”, afirmou.

Equipe do Consultório na Rua atuou em ação voltada à população em situação de rua. (Foto: Divulgação)

A ação também foi utilizada para avançar na coleta de informações do Censo da População em Situação de Rua, desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a Defensoria Pública. Os dados levantados durante as abordagens contribuem para o planejamento de políticas públicas mais direcionadas e eficazes.

Outro ponto da mobilização foi a atuação do Nuprad, que realizou orientações e identificou pessoas interessadas em tratamento voluntário. A coordenadora do núcleo, Márcia Gazula, destacou a importância da integração entre as equipes no atendimento.

“Trabalhamos com a regulação de vagas em comunidades terapêuticas cofinanciadas pela Prefeitura, destinadas a pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade. Aqui, com as equipes reunidas, conseguimos orientar, identificar e encaminhar quem manifesta interesse, sempre de forma voluntária”, explicou.

A Ceia dos Invisíveis integra um conjunto de ações realizadas ao longo do ano pelas equipes municipais que atuam diretamente nas ruas, com foco no atendimento contínuo, na ampliação do acesso aos serviços públicos e na identificação de demandas que muitas vezes não chegam às unidades formais.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop