
Os cartórios de notas e de registro de Mato Grosso do Sul terão expediente especial durante o carnaval de 2026, que acontece entre os dias 16 e 18 de fevereiro. Por serem considerados serviços essenciais, a Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso do Sul (ANOREG/MS) orienta que a população se informe com antecedência sobre os horários de funcionamento em cada município, para evitar surpresas na hora de buscar atendimento.
De acordo com as determinações do Tribunal de Justiça do Estado e da Corregedoria local, os cartórios sul-mato-grossenses estarão fechados na segunda-feira (16) e na terça-feira (17) de carnaval. O atendimento ao público será retomado na quarta-feira (18), a partir das 12h. A orientação da entidade é que quem precisar de serviços notariais ou de registro programe seus atos para antes ou depois desse período. A regra segue a prática adotada na maioria dos estados brasileiros, em que há ponto facultativo na segunda-feira e na quarta-feira até o meio-dia, mantendo a terça-feira como feriado de carnaval.
Mesmo com o fechamento em dois dias, serviços considerados essenciais à população seguem funcionando. Os Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais devem manter plantões para a realização de registros de nascimentos e óbitos, garantindo que esses atos não sejam interrompidos pelo feriado prolongado. Assim, em situações de urgência, o cidadão continua tendo acesso ao registro civil básico.
O presidente da ANOREG/MS, Leandro CorrêaO presidente da ANOREG/MS, Leandro Corrêa, reforça que a organização prévia é fundamental. “Durante o Carnaval, os cartórios de Mato Grosso do Sul terão expediente especial: não haverá atendimento nos dias 16 e 17 de fevereiro e, na quarta-feira, dia 18, o funcionamento começa a partir das 12h. É importante que todos se organizem com antecedência, lembrando que os cartórios de registro civil manterão plantões para garantir serviços essenciais à população”, afirma.
Com 176 cartórios distribuídos em todos os municípios e distritos do estado, a ANOREG/MS lembra que a rede extrajudicial atende diariamente demandas importantes da população, como escrituras públicas, testamentos, registros de imóveis, casamentos, registros de documentos e de pessoas jurídicas, entre outros atos notariais e registrais. Por isso, a entidade reforça a necessidade de planejamento para quem tem prazos a cumprir, contratos a assinar ou documentos a registrar no período próximo ao carnaval.
A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso do Sul, fundada em 28 de julho de 2001, é uma sociedade civil, sem fins econômicos, com sede em Campo Grande, na Travessa Tabelião Nelson Pereira Seba, nº 50, no bairro Chácara Cachoeira. A ANOREG/MS é filiada à Associação Nacional dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG-BR) e atua na representação institucional dos cartórios sul-mato-grossenses.
