BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
NOVO SANTO

Carlo Acutis é canonizado e se torna o primeiro santo millennial da Igreja Católica

Cerimônia histórica conduzida pelo papa Leão XIV reuniu mais de 80 mil pessoas na Praça São Pedro; jovem ficou conhecido por evangelizar pela internet

7 setembro 2025 - 08h15Redação
O jovem italiano, que faleceu em 2006 aos 15 anos, ganhou destaque por usar suas habilidades em programação para criar sites sobre a fé católica
O jovem italiano, que faleceu em 2006 aos 15 anos, ganhou destaque por usar suas habilidades em programação para criar sites sobre a fé católica - (Foto: Reuters)
ENERGISA

Em sua primeira canonização desde que assumiu o papado em maio, Leão XIV oficializou neste domingo (7) a santidade de Carlo Acutis, reconhecendo-o como o primeiro santo da geração millennial. A cerimônia ocorreu na Praça de São Pedro, no Vaticano, e reuniu mais de 80 mil pessoas.

Canal WhatsApp

O jovem italiano, que faleceu em 2006 aos 15 anos, ganhou destaque por usar suas habilidades em programação para criar sites sobre a fé católica. Por isso, é também chamado de “padroeiro da internet”.

Durante a homilia, o papa destacou que Acutis e Pier Giorgio Frassati, também canonizado na cerimônia, são exemplos de juventude que se dedica ao próximo. "Somos todos chamados à santidade", disse Leão XIV à multidão. “Especialmente os jovens, para que não desperdicem a vida, mas a transformem em uma obra-prima.”

Carlo Acutis
Carlos Acutis se tornou o primeiro santo da geração millenial

A canonização foi possível após o reconhecimento oficial de um milagre atribuído a Acutis: a cura de uma criança brasileira em Campo Grande/MS, em 2010. O garoto, que não conseguia se alimentar por conta de um problema no pâncreas, teria sido curado após tocar em uma peça de roupa com vestígios de sangue do então beato, durante uma missa na Paróquia São Sebastião.

O caso foi considerado inexplicável pela medicina e aprovado pela Igreja como milagre autêntico.

Carlo Acutis nasceu em Londres, mas cresceu em Milão. Desde a infância, demonstrava profunda devoção religiosa. Após a primeira comunhão, frequentava a missa diariamente e cultivava o hábito do terço e da adoração ao Santíssimo Sacramento.

Além da fé, tinha grande interesse por tecnologia. Com apenas 12 anos, já programava e montava sites com conteúdo religioso, ajudando a difundir a fé de forma criativa e moderna. Essa combinação incomum de devoção e inovação conquistou milhares de seguidores e tornou sua história símbolo de inspiração para jovens católicos em todo o mundo.

A missa solene contou com a participação de 36 cardeais, 270 bispos e centenas de padres, reforçando a importância de Acutis para a comunidade católica global. Fiéis levaram imagens e obras de arte com o rosto do jovem, que passa agora a ser oficialmente chamado de "São Carlo Acutis".

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas