
A Campanha de Vacinação contra a Raiva em Campo Grande já atingiu a marca de mais de 48 mil animais imunizados desde o início da ação, em 4 de agosto. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até o momento foram vacinados 34.310 cães e 14.391 gatos. A iniciativa busca prevenir a transmissão do vírus da raiva tanto em animais quanto em humanos, especialmente após o registro de morcegos infectados na área urbana.

A vacinação está sendo realizada de forma gratuita, com equipes da Gerência de Controle de Zoonoses visitando residências nos bairros Caiçara, Taveirópolis, Amambaí e Leblon. A estratégia porta a porta facilita o acesso da população e amplia a cobertura vacinal no município.
“O morcego é atualmente um dos principais transmissores da raiva. A vacinação dos animais domésticos cria uma barreira de proteção, evitando que o vírus atinja os seres humanos”, explica Maria Aparecida Cunha, chefe do Serviço de Controle da Raiva e outras Zoonoses.
Casos com morcegos reforçam alerta - Somente em 2025, foram registrados dez casos de morcegos diagnosticados com o vírus da raiva em Campo Grande. A presença do vírus entre esses animais acende o alerta para a necessidade de manter cães e gatos protegidos.
Maria Aparecida reforça que a vacina é segura, eficaz e fundamental para a saúde coletiva. “A raiva é uma doença grave, que não tem cura. Quando o animal está imunizado, ele interrompe o ciclo de transmissão e protege toda a comunidade”, destaca.
O que fazer se perder a visita dos agentes - Moradores que estiverem ausentes no momento da visita das equipes podem levar seus animais diretamente à sede da Gerência de Controle de Zoonoses, que mantém a vacinação disponível diariamente, inclusive aos fins de semana e feriados.
O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 6h às 22h, na Avenida Senador Filinto Müller, nº 1.601 – Vila Ipiranga.
Prevenção contínua - A vacinação anual é considerada a forma mais eficaz de manter o controle da raiva. Campo Grande, que há anos registra baixos índices da doença, mantém o trabalho preventivo com forte adesão da população.
“Cada dose aplicada representa mais um passo para garantir uma cidade mais segura e saudável para todos”, reforça Maria Aparecida.
A campanha segue em andamento com o objetivo de ampliar ainda mais a cobertura vacinal e manter a cidade protegida contra a raiva, uma zoonose com alto índice de letalidade e que, apesar de rara, pode ser evitada com medidas simples de prevenção.
