Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
30 de outubro de 2025 - 18h34
ECONOMIA CRIATIVA

Campo Grande sedia seminário para fortalecer políticas culturais e gerar renda nos municípios

Gestores municipais se reúnem para discutir inovação, inclusão e financiamento da economia criativa em MS

30 outubro 2025 - 13h50Redação
O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda
O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda - (Foto: Ricardo Gomes/Setesc)

Com o objetivo de consolidar políticas públicas, fomentar o empreendedorismo cultural e promover o intercâmbio de experiências entre municípios, o Governo de Mato Grosso do Sul realiza, nos dias 4 e 5 de novembro, o seminário “Conexões Criativas: Fortalecendo a Economia Criativa em Mato Grosso do Sul”, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande.

Canal WhatsApp

A iniciativa é da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), por meio da Superintendência de Economia Criativa, e contará com gestores municipais de cultura, empreendedores criativos, representantes de instituições e da sociedade civil. O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas pelo formulário online.

Territórios Criativos e plano estadual são destaques - A programação inclui debates sobre os primeiros desdobramentos dos Territórios Criativos — Pantanal, Bioceânica e Fronteira — em sintonia com o Plano Estadual de Economia Criativa – MS+Criativo e a Política Nacional Brasil Criativo.

Segundo o secretário da Setesc, Marcelo Ferreira Miranda, o seminário representa uma estratégia concreta de desenvolvimento regional. “A economia criativa é um dos pilares do desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul. Nosso papel é oferecer ferramentas, parcerias e conhecimento para que os municípios possam transformar o potencial criativo de suas comunidades em geração de renda e valorização da cultura local.”

Diálogo, inovação e práticas inspiradoras - A superintendente de Economia Criativa, Luciana Azambuja, destaca que o evento busca fortalecer uma rede de articulação entre municípios. “O Conexões Criativas é um espaço de diálogo e aprendizado. Queremos que cada participante volte para o seu município com novas ideias, projetos e conexões capazes de impulsionar a economia criativa como vetor de desenvolvimento e inclusão.”

Durante os dois dias de programação, haverá rodas de conversa, painéis temáticos, exposições, feira de marcas autorais, apresentações musicais e lançamento de plataforma digital.

Entre os temas debatidos estão:

  • O panorama atual da economia criativa em MS

  • O papel das feiras criativas na economia local

  • Estratégias de financiamento para o setor cultural

  • Boas práticas municipais

  • O lançamento do portal “MS Cultural”, da Fundação de Cultura de MS

Presença do Sistema S e de agentes culturais - O seminário também contará com a participação de representantes do Sistema S (Sesc, Senac, Sebrae e Sesi), além de convidados como Edu Mendes, Pedro Ortale, Ítalo Milhomem, Vitor Samudio e Mochi, deputado estadual.

A programação prevê ainda uma exposição do Coletivo Enegrecer, com obras de artistas negros, e uma feira com marcas autorais sul-mato-grossenses, além de shows musicais e experiências interativas, como o game “Economia Quativa”, desenvolvido por alunos do Senac Hub Academy.

Serviço

Seminário “Conexões Criativas: Fortalecendo a Economia Criativa em Mato Grosso do Sul”
Data: 4 e 5 de novembro de 2025 (terça e quarta-feira)
Horário: 13h30 às 21h (terça) e 8h às 12h (quarta)
Local: Centro Cultural José Octávio Guizzo - R. 26 de Agosto, 453 - Centro, Campo Grande (MS)
Inscrições: Clique aqui para se inscrever

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas