Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
18 de dezembro de 2025 - 18h37
senai
MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Campo Grande sedia conferência que discute mudanças climáticas e habitação

Evento estadual debate soluções urbanas sustentáveis a partir desta quinta-feira

1 junho 2025 - 09h15Iury de Oliveira
Campo Grande sedia conferência que discute mudanças climáticas e habitação
Campo Grande sedia conferência que discute mudanças climáticas e habitação - (Foto: Williams Souza)

Campo Grande será palco, a partir desta quinta-feira (5), da 7ª Conferência Estadual das Cidades, que reunirá representantes do poder público, especialistas, movimentos sociais e sociedade civil para discutir temas centrais do desenvolvimento urbano. Organizado pela Agehab (Agência de Habitação Popular), o evento será realizado no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo e segue até sexta-feira (6).

Canal WhatsApp

A conferência tem como foco temas estratégicos para o futuro das cidades, como mudanças climáticas, regularização fundiária, mobilidade urbana, saneamento básico e sustentabilidade. A iniciativa é parte das etapas preparatórias para a Conferência Nacional das Cidades e tem como objetivo reunir propostas que contribuam para a formulação de políticas públicas mais justas e inclusivas.

Um dos destaques da programação é a palestra de abertura, marcada para as 10h40 de quinta-feira, com Jaime Verruck, titular da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). O secretário vai abordar a integração das mudanças climáticas no Plano Nacional de Desenvolvimento Urbano, reforçando a importância de medidas de adaptação e mitigação nos projetos urbanos.

“O enfrentamento às mudanças climáticas deve estar inserido de forma transversal nas políticas públicas, especialmente nas cidades, que são as mais afetadas por eventos extremos como enchentes, secas e ilhas de calor”, afirma Verruck.

Outro ponto relevante da conferência é a regularização fundiária, tema recorrente nos debates sobre o direito à moradia e inclusão social. Serão discutidas experiências de sucesso e os desafios que persistem em regiões urbanas e rurais no estado. O objetivo é garantir segurança jurídica para famílias que vivem em áreas informais, além de promover o ordenamento territorial.

A presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani, destaca a importância do evento: “É uma oportunidade de escutar a população, os municípios e os movimentos sociais sobre as prioridades que devem nortear as políticas urbanas nos próximos anos.”

Durante os painéis temáticos do primeiro dia, os participantes também poderão acompanhar apresentações sobre gestão estratégica, financiamento urbano, mobilidade e saneamento básico. A proposta é debater soluções práticas para os desafios enfrentados pelas cidades sul-mato-grossenses, especialmente nas áreas de infraestrutura e serviços públicos essenciais.

Na sexta-feira (6), o debate se aprofunda com a realização de mesas temáticas voltadas para os programas habitacionais federais, com destaque para o “Minha Casa, Minha Vida”, e as possibilidades de parcerias público-privadas na área de desenvolvimento urbano. A expectativa é que essas discussões contribuam para a elaboração de propostas eficazes para a ampliação do acesso à moradia digna.

O evento é aberto ao público e terá credenciamento a partir das 7h da manhã de quinta-feira. Após os dois dias de atividades, será realizada a plenária final, momento em que as propostas debatidas serão apresentadas e aprovadas. Essas sugestões servirão como base para as decisões e diretrizes que serão levadas à etapa nacional da conferência.

A 7ª Conferência Estadual das Cidades representa um espaço democrático de construção coletiva de soluções urbanas, promovendo o diálogo entre os diversos setores da sociedade em prol de cidades mais inclusivas, resilientes e sustentáveis.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop