Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
05 de novembro de 2025 - 19h00
tce novembro
SAÚDE

Campo Grande realiza capacitação sobre arboviroses com foco em Chikungunya

Evento promovido pela Sesau contará com especialistas da Fiocruz e atualiza profissionais para diagnóstico e tratamento da doença

5 novembro 2025 - 16h30Iury de Oliveira Pereira
Campo Grande capacita profissionais para manejo de arboviroses em evento com apoio da Fiocruz
Campo Grande capacita profissionais para manejo de arboviroses em evento com apoio da Fiocruz - (Foto: Divulgação)

Diante do aumento de casos de Chikungunya nas unidades de saúde de Campo Grande, a Prefeitura promove na próxima terça-feira (11) uma capacitação voltada aos profissionais da rede municipal sobre o manejo clínico de arboviroses. O evento será realizado das 7h30 às 16h, na Rua 14 de Julho, 255 – Vila Glória.

Canal WhatsApp

A capacitação é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A iniciativa visa atualizar médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde sobre o tratamento e monitoramento adequado de pacientes, especialmente os acometidos pela Chikungunya, doença que tem registrado aumento relevante de notificações na Capital.

Entre os convidados está o médico e pesquisador Rivaldo Venâncio, da Fiocruz, referência nacional em estudos sobre a persistência dos sintomas da Chikungunya e os impactos das arboviroses no sistema de saúde brasileiro.

Mudança de cenário exige atualização - Historicamente com baixos índices de notificação em Campo Grande, a Chikungunya passou a exigir maior atenção das equipes nos últimos meses. Embora o cenário ainda seja considerado positivo na Capital, o crescimento gradual de casos suspeitos reforça a necessidade de fortalecer a vigilância e capacitar as equipes para diagnóstico precoce e conduta clínica adequada.

“O papel dos profissionais na linha de frente é fundamental. Por isso, manter a rede constantemente atualizada garante diagnósticos e atendimentos oportunos, o que contribui para evitar a propagação da doença”, explica Veruska Lahdo, superintendente de Vigilância em Saúde e Ambiente da Sesau.

Panorama das arboviroses em MS - Segundo os dados mais recentes da Secretaria Municipal de Saúde, Campo Grande registrou até 1º de novembro 4.394 casos notificados de dengue em 2025 — número considerado baixo pelo Ministério da Saúde. A Capital ocupa a 74ª colocação entre os 79 municípios de Mato Grosso do Sul em número de notificações, resultado atribuído às ações contínuas de prevenção e mobilização.

No caso da Chikungunya, mesmo com o aumento de registros suspeitos, a situação ainda é considerada controlada em Campo Grande. A cidade apresenta média de 34,9 casos prováveis por 100 mil habitantes, muito abaixo de outros municípios do Estado que ultrapassaram 6 mil casos por 100 mil habitantes.

Conteúdo da capacitação - Além do manejo clínico da Chikungunya, o evento abordará:

  • Panorama atual das arboviroses em Campo Grande;

  • Conceito de Saúde Única (One Health), que conecta saúde humana, animal e ambiental;

  • Diretrizes nacionais de prevenção e controle;

  • Participação de farmácias e drogarias na identificação e notificação de casos suspeitos.

A capacitação também será uma oportunidade de integração entre diferentes setores da saúde pública, com foco em estratégias conjuntas para conter a disseminação de doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, zika e Chikungunya.

Como participar - O evento é presencial, gratuito e aberto a profissionais da saúde pública e privada. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/arbovirosesemfoco-640791

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas