tce
CIDADE

Parque infantil transforma rotina de famílias no bairro Tiradentes

Equipamento é o terceiro entregue por parceria entre Prefeitura, MPT e Instituto Manoel Bonifácio e faz parte de ação para combater o trabalho infantil

30 junho 2025 - 16h00André Maganha
A prefeita Adriane Lopes acompanhou a entrega e destacou que ao todo serão instalados 25 parques em diferentes regiões da cidade
A prefeita Adriane Lopes acompanhou a entrega e destacou que ao todo serão instalados 25 parques em diferentes regiões da cidade - (Foto: Divulgação)

Moradores do bairro Tiradentes, em Campo Grande, passaram a contar com um novo espaço de lazer para as crianças. A Prefeitura entregou nesta segunda-feira (30) um parque infantil na praça da região, atendendo a uma demanda antiga da comunidade por mais opções de recreação e convivência familiar.

Canal WhatsApp

O equipamento faz parte de um projeto que já beneficiou outras duas áreas da cidade e é resultado de uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul (MPT-MS), o Instituto Manoel Bonifácio (IMB) e o município. A proposta é priorizar bairros com maior vulnerabilidade social, oferecendo estruturas seguras para o lazer infantil e incentivando o uso dos espaços públicos por moradores.

Presidente da Associação de Moradores do Conjunto Tiradentes, Luciano da Silva Siqueira comemorou a chegada do novo parque. “É uma conquista para a nossa comunidade, que há muitos anos pedia por um local adequado para as crianças brincarem. Com a iluminação que já foi instalada e agora esse parquinho, a praça voltou a ser ocupada pelas famílias”, afirmou. Cerca de 2,7 mil pessoas vivem na região.

A inauguração contou com a apresentação da Banda Marcial Manoel Bonifácio, também parceira no projeto.

Durante o evento, a prefeita Adriane Lopes destacou que o parque do Tiradentes é o terceiro de um total de 25 previstos para diferentes bairros de Campo Grande. Os dois primeiros foram instalados nos bairros Jardim Noroeste e Tarumã. “O poder público tem limitações, mas com boas parcerias conseguimos fazer mais e alcançar quem realmente precisa. Estamos entregando estruturas que melhoram a vida das pessoas, do jeito certo”, declarou a prefeita.

Os novos parques estão sendo construídos com verbas oriundas de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) e de condenações por dano moral coletivo em ações civis públicas. O MPT destina os valores para projetos sociais que busquem combater práticas como o trabalho infantil.

O procurador do Trabalho Hiran Meneghelli explicou que o foco da iniciativa é garantir o direito ao brincar, como forma de proteger a infância. “Com apoio técnico da Prefeitura, conseguimos estruturar um modelo de parque mais seguro e durável. Nossa meta é construir um novo a cada mês, até atingir todos os bairros contemplados”, afirmou.

Os parques estão sendo construídos com recursos de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs)

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop