
A população de Campo Grande passa a contar, a partir desta quarta-feira (30), com mais uma unidade de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). O novo posto foi inaugurado no Shopping Norte Sul Plaza, na região do Jardim Joquei Club — uma das mais populosas da cidade — e integra a rede do Instituto de Identificação (II), vinculado à Polícia Científica de Mato Grosso do Sul (PCiMS), órgão da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Com essa inauguração, a capital sul-mato-grossense chega a nove unidades de atendimento, enquanto o estado atinge a marca de 90 postos de identificação ativos, sendo 81 deles no interior.
Atendimento digital e físico com estrutura ampliável - Inicialmente, o novo posto funcionará com cinco estações de atendimento e contará com uma equipe de sete servidores. A capacidade diária é de 200 atendimentos, que devem ser agendados previamente por meio do site da Sejusp: www.sejusp.ms.gov.br.
Segundo o planejamento, a estrutura será expandida nos próximos meses para dez estações, o que permitirá dobrar a quantidade de atendimentos diários no local. Com a ampliação, a capital terá capacidade para emitir até mil carteiras de identidade por dia.
Nova identidade com CPF como número único - A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que substitui o antigo RG, utiliza o CPF como número único de identificação e está disponível em formato digital e físico. A primeira via segue gratuita até 2033.
O documento tem validade que varia conforme a idade do titular:
-
5 anos para crianças de até 12 anos
-
10 anos para pessoas entre 12 e 60 anos
-
Validade indeterminada para maiores de 60 anos
Para fazer a emissão, é necessário apresentar CPF e certidão de nascimento ou casamento. O cidadão também pode incluir informações como tipo sanguíneo, nome social e número do título de eleitor.

Serviço mais próximo e inclusivo - O diretor do Instituto de Identificação, Daniel Freitas, destacou o impacto da nova unidade na descentralização do serviço de identificação. “Leva mais comodidade à população e reforça o compromisso do Estado com o direito à identidade civil e à cidadania”, afirmou.
O novo posto também tem papel estratégico no reforço da agenda estadual de emissão de identidades para o mês de setembro. Estão previstas 900 vagas diárias em Campo Grande e 1.300 nos municípios do interior. Vagas extras serão abertas às sextas-feiras, e atendimentos urgentes poderão ser realizados diretamente nos postos, conforme avaliação.
Além disso, a CIN é vista como uma ferramenta essencial para a inclusão social. Até o momento, já foram emitidas 7.490 unidades do novo documento para pessoas com deficiência em Mato Grosso do Sul.
Cidadania e acesso simplificado - O secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, ressaltou a importância do acesso facilitado ao documento civil. “A identidade civil é porta de entrada para o exercício da cidadania. Estamos garantindo um serviço mais próximo, eficiente e digno”, destacou.
Com a instalação do posto no Shopping Norte Sul Plaza, o governo estadual amplia a cobertura de atendimento em uma área estratégica da cidade, que concentra cerca de 60% da população campo-grandense. A iniciativa reforça o compromisso com um serviço público moderno, acessível e voltado para a cidadania.
