BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
TECNOLOGIA

PGM de Campo Grande adota sistema digital com inteligência artificial e moderniza gestão jurídica

Ferramenta Attus promete agilidade, transparência e aumento de arrecadação com uso de tecnologia na administração municipal

1 setembro 2025 - 21h00andremaganha
PGM de Campo Grande adota sistema digital com inteligência artificial e moderniza gestão jurídica;
PGM de Campo Grande adota sistema digital com inteligência artificial e moderniza gestão jurídica; - (Foto: Reprodução)
ENERGISA

A Prefeitura de Campo Grande deu um passo importante rumo à modernização da administração pública ao lançar, nesta segunda-feira, 1º de setembro, o Sistema Attus. A plataforma utiliza inteligência artificial para automatizar e agilizar o trabalho da Procuradoria-Geral do Município (PGM), promovendo mais eficiência, economia e transparência no acompanhamento de processos jurídicos.

Canal WhatsApp

O novo sistema, já adotado por capitais como São Paulo e Belo Horizonte, permite integração de dados, controle de prazos, organização de documentos e até sugestões automatizadas de manifestações jurídicas. A ferramenta também será usada para impulsionar a recuperação de créditos municipais, com expectativa de aumento de até 30% na arrecadação, segundo projeções da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz).

Para a procuradora-geral do Município, Cecília Saad Cruz, o uso do Attus representa um divisor de águas na forma como a PGM atua. “Estamos dando um salto na forma de atuar. O Attus não é apenas um software, mas uma plataforma inteligente capaz de organizar processos, controlar prazos e até sugerir manifestações. Isso significa mais produtividade, economia de recursos e qualidade no trabalho da PGM, refletindo diretamente na vida da população”, afirmou.

O sistema, além de reduzir a carga operacional dos servidores, possibilita, por exemplo, a leitura, análise e resumo inteligente de processos com centenas de páginas em tempo recorde, garantindo mais agilidade na tramitação dos casos jurídicos.

Durante o lançamento, a prefeita Adriane Lopes destacou o impacto da tecnologia na rotina do funcionalismo e na resposta à população. “Esse passo significa dar condições de trabalho melhores aos procuradores e servidores, com ferramentas modernas que facilitam o dia a dia, reduzem prazos e aumentam a transparência. A modernização é uma forma de valorizar as pessoas e, ao mesmo tempo, oferecer respostas mais rápidas para a sociedade”, declarou.

Além de qualificar a atuação da PGM, a expectativa é que a eficiência na recuperação de créditos fortaleça o orçamento municipal, permitindo ampliar investimentos em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura.

O CEO do Sistema Attus, Ésio Mendes Souza Cunha, também esteve presente no evento de lançamento. Para ele, Campo Grande dá um exemplo de visão estratégica ao apostar na transformação digital. “Mais do que digitalizar, o município está trazendo inteligência artificial para automatizar processos. Isso libera os procuradores para se dedicarem às tarefas de maior complexidade e aumenta a qualidade de vida no trabalho. É uma mudança estrutural e duradoura”, afirmou.

Com o Attus, a Procuradoria-Geral do Município reforça seu alinhamento com as melhores práticas de governança pública e inovação tecnológica, consolidando Campo Grande como referência em gestão pública moderna e eficiente.

#ParaTodosVerem: A matéria tem quatro fotos: a de capa é o CEO da empresa apresentando o sistema ao público presente por meio de um datashow; e as outras são dos respectivos citados na matéria em momento de palavra com o público.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas