
A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Sisep, entregou 40 novas praças públicas em 2025, com investimento superior a R$ 6 milhões. Somadas às mais de 80 áreas de lazer inauguradas em 2024, a Capital ultrapassou a marca de 100 praças nas sete regiões urbanas, reforçando a oferta de espaços para lazer, prática esportiva e convivência em bairro de periferia e regiões mais centrais.
As novas áreas foram projetadas de acordo com as características de cada região, mas a maior parte recebeu pista de caminhada, academia ao ar livre e quadra de areia. No total, foram implantadas 26 quadras de areia, 22 academias ao ar livre, 26 pistas de caminhada e 88 bancos de metal para descanso e encontros entre moradores. Todas as praças ganharam iluminação pública, o que permite o uso no período noturno com mais conforto e sensação de segurança.
Moradores de diferentes bairros relatam mudança na rotina com a chegada dos novos espaços. No Coophavila II, por exemplo, a entrega da praça e da Arena Esportiva, em abril de 2025, se tornou ponto de encontro de famílias, crianças e jovens. Também foram contemplados bairros como Aero Rancho, Parati, Iracy Coelho, Piratininga, Paulo Coelho Machado, Parque do Sol, Centenário, Jardim Panorama, Rita Vieira, Tiradentes, Vilas Boas, Indubrasil, Santo Antônio, Jardim Panamá, Residencial Búzios, Nova Campo Grande, Ana Maria do Couto, Vila Eliane, Zé Pereira, São Conrado, Noroeste e Talismã, entre outros.

Moradores aproveitam a nova praça com pista de caminhada, quadra de areia e academia ao ar livre em bairro de Campo Grande. (Foto: Reprodução SECOM CG)
Segundo a administração municipal, a construção e revitalização de praças segue como política pública prioritária. A meta é ampliar, nos próximos anos, o acesso da população a espaços de lazer e atividade física perto de casa, estimulando hábitos mais saudáveis, fortalecendo o convívio comunitário e contribuindo para a ocupação qualificada das áreas públicas em toda a cidade.
