
Campo Grande deve enfrentar o dia mais chuvoso entre as capitais brasileiras nesta quarta-feira (5). O tempo começa com sol, mas a nebulosidade aumenta ao longo do dia, trazendo pancadas de chuva, que podem evoluir para tempestades acompanhadas de descargas elétricas, ventos fortes e eventual queda de granizo.
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), as condições instáveis são resultado do intenso transporte de calor e umidade em baixos níveis da atmosfera, combinado com o deslocamento de cavados e a aproximação de uma frente fria oceânica. A presença de áreas de baixa pressão também contribui para a formação e intensificação das chuvas.
Os meteorologistas alertam para acumulados acima de 40 milímetros em 24 horas, o que pode causar transtornos, principalmente em áreas urbanas. Nas últimas seis horas, Dourados registrou o maior volume de chuva entre as cidades monitoradas, com 30,2 milímetros. Em Ivinhema foram 20 mm, e em Mundo Novo, 18,6 mm.
As temperaturas variam conforme a região. Em Campo Grande, as mínimas ficam entre 22°C e 24°C, com máxima de 32°C. Os ventos sopram do quadrante norte, podendo atingir rajadas acima de 60 km/h.
Nas regiões sul, Cone-Sul e Grande Dourados, os termômetros marcam de 20°C a 31°C. No Pantanal e sudoeste, variam entre 24°C e 35°C, enquanto no Bolsão, leste e norte do estado as temperaturas oscilam de 21°C a 35°C.
A previsão indica que as instabilidades devem continuar entre quarta e quinta-feira (6), mantendo o risco de tempestades em diferentes regiões do Mato Grosso do Sul.

