Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
16 de outubro de 2025 - 15h31
DP-Barros---Parabens-MS
SANEAMENTO

Campo Grande atinge metas de saneamento antes do prazo e vira modelo nacional

Capital sul-mato-grossense universaliza coleta de esgoto e abastecimento de água oito anos antes do previsto pelo Novo Marco Legal

16 outubro 2025 - 12h50Iury de Oliveira
Campo Grande antecipa metas e se torna referência em saneamento no Brasil, com 99% de água e 94% de esgoto cobertos.
Campo Grande antecipa metas e se torna referência em saneamento no Brasil, com 99% de água e 94% de esgoto cobertos. - (Foto: Divulgação)

Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, conquistou um marco inédito no Brasil ao alcançar, com oito anos de antecedência, as metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento, previstas para 2033. A cidade atingiu 99% de cobertura em abastecimento de água tratada e 94% em coleta e tratamento de esgoto, tornando-se referência nacional no setor.

Canal WhatsApp

O feito foi formalmente reconhecido na quarta-feira (15), durante cerimônia da Prefeitura Municipal com a Águas Guariroba, concessionária responsável pelos serviços de saneamento na cidade. Na ocasião, a empresa também reafirmou novos compromissos: até 2028, a cobertura de esgoto deve chegar a 98%.

“Campo Grande já superou os desafios que muitas cidades ainda enfrentam. Isso é resultado de planejamento, investimento e compromisso com a população”, afirmou Gabriel Buim, diretor-presidente da Águas Guariroba.

Investimento histórico transforma infraestrutura urbana - Os avanços em saneamento básico são resultado de um processo contínuo iniciado há mais de duas décadas. Em 2003, apenas 19,1% da cidade contava com rede de esgoto. Desde então, foram investidos quase R$ 2 bilhões, quadruplicando o índice de cobertura e melhorando diretamente as condições de vida de milhares de famílias.

Só na fase mais recente do programa “Campo Grande Saneada”, foram implantados mais de 580 quilômetros de novas redes, elevando a extensão total para mais de 3,2 mil quilômetros. Hoje, cerca de 834 mil moradores contam com 304 mil ligações domiciliares de esgoto.

Esgoto tratado antes de voltar à natureza - Todo o esgoto coletado é tratado em conformidade com padrões rigorosos de qualidade ambiental. A cidade opera duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e está concluindo uma terceira. Em média, são tratados 92,6 milhões de litros por dia — o equivalente a 16,5 mil piscinas olímpicas por ano.

O laboratório da Águas Guariroba, responsável pelas análises de efluentes, é o primeiro do estado a receber acreditação do INMETRO (CGCRE) para sete parâmetros técnicos.

“Estamos comprometidos em levar um serviço eficiente e de qualidade para todos os bairros, com operação 24 horas por dia”, destacou a diretora-executiva Francis Faustino Yamamoto.

Saneamento que muda a realidade das comunidades - Nos bairros mais populosos, como o Nova Lima, a chegada da rede de esgoto foi vista como uma mudança transformadora. “Antes, o mau cheiro e o risco de doenças eram constantes. Hoje é outro cenário, com mais saúde e valorização dos imóveis”, relatou Marie Lima, moradora da região.

Programa social garante acesso a famílias em vulnerabilidade - Além da infraestrutura, o saneamento também avança no campo da inclusão social. Mais de 23 mil famílias são beneficiadas pela Tarifa Social, que oferece 50% de desconto nas contas de água e esgoto. O programa é voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade e, quando necessário, o cadastro é feito diretamente nas residências.

A meta da concessionária é ampliar o número de famílias atendidas para 53 mil até 2026.

Futuro promissor até 2028 - Nos próximos três anos, a Águas Guariroba planeja implantar mais 697 quilômetros de rede de esgoto e realizar 66 mil novas ligações domiciliares, beneficiando mais 185 mil pessoas.

Campo Grande consolida, assim, sua posição como uma das capitais brasileiras com maior avanço em saneamento, aliando infraestrutura, saúde pública e sustentabilidade a políticas de inclusão social.

Presença nacional da Aegea Saneamento - A Águas Guariroba integra o grupo Aegea Saneamento, que atua em 892 cidades de 15 estados brasileiros, incluindo uma parceria com o Governo de Mato Grosso do Sul e a Sanesul por meio da PPP Ambiental MS Pantanal, responsável pelos serviços de esgoto em 68 municípios do interior do estado.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop