Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
27 de setembro de 2025 - 12h43
tce
DEFESA CIVIL

Celulares vão emitir alerta sonoro neste sábado em Campo Grande

Defesa Civil testa novo sistema nacional de avisos de emergência a partir das 14h

27 setembro 2025 - 10h10Carlos Guilherme
Alerta será enviado para todos os celulares em Campo Grande como parte de teste nacional da Defesa Civil
Alerta será enviado para todos os celulares em Campo Grande como parte de teste nacional da Defesa Civil - (Foto: Divulgação)

Se o seu celular tocar alto neste sábado (27), mesmo no silencioso, não se assuste. Trata-se de um teste da Defesa Civil com o novo sistema de alertas de emergência, programado para acontecer às 14h em Campo Grande.

Canal WhatsApp

A ação faz parte de um projeto nacional que busca aumentar a segurança da população em situações de risco, como chuvas fortes, alagamentos, tempestades e desastres naturais. O aviso aparecerá na tela dos celulares e virá acompanhado de um som que pode surpreender, mas é só um teste.

O alerta será enviado por meio da tecnologia chamada Cell Broadcast, que permite o envio de mensagens diretamente para celulares ativos, sem a necessidade de aplicativos, sinal de internet ou cadastro prévio.

A ferramenta já é utilizada em outros países para avisos urgentes como terremotos, tsunamis e evacuações. No Brasil, o sistema já foi testado no Rio Grande do Sul e no litoral, e agora chega à capital de Mato Grosso do Sul.

População deve apenas clicar em ‘OK’ - Segundo a Defesa Civil, ao receber o alerta, basta clicar em “OK” na mensagem para que o sistema registre o teste com sucesso. A ideia é medir a efetividade da tecnologia em um cenário real de uso.

“É importante que as pessoas não fiquem assustadas. Esse som pode salvar vidas no futuro. O teste ajuda a garantir que, em momentos de emergência, o alerta chegue a todos com rapidez”, explicou o coordenador municipal da Defesa Civil, Enéas de Carvalho Netto.

A Defesa Civil orienta que a população não acione os números 192, 193 ou 199 durante o disparo do alerta. Esses canais devem ficar liberados para atender casos reais.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas