
O Corpo de Bombeiros Militar encontrou, na manhã deste domingo (21), o corpo de um paraguaio de 42 anos que havia desaparecido durante a travessia do Rio Apa, no município de Caracol, a 384 quilômetros de Campo Grande. Ele morreu afogado depois que a caminhonete em que estava caiu da balsa usada para atravessar o rio.
De acordo com relatos de testemunhas, o acidente aconteceu no momento em que o veículo era embarcado na balsa manual sem estar devidamente travado. Durante o deslocamento sobre o rio, a caminhonete acabou caindo na água. A vítima ainda conseguiu sair de dentro do veículo, mas foi arrastada pela correnteza e desapareceu nas águas do Apa.
Diante da gravidade da ocorrência, o quartel do Corpo de Bombeiros de Bela Vista acionou, ainda na noite de sexta-feira (19), uma equipe de mergulhadores que saiu de Campo Grande para apoiar as buscas. Os trabalhos começaram no sábado (20), com varreduras subaquáticas e monitoramento do curso do rio.
No mesmo dia, os bombeiros localizaram a caminhonete, que foi retirada do fundo do rio e entregue aos familiares do motorista. Já o corpo do homem só foi encontrado na manhã deste domingo, cerca de 1,5 quilômetro abaixo do ponto em que ele havia desaparecido, confirmando o desfecho trágico do acidente.
A balsa envolvida na ocorrência é utilizada em travessias manuais no Rio Apa, fazendo a ligação entre uma base do Exército Brasileiro, em território nacional, e um destacamento da Armada Paraguaia na outra margem.
Em nota, o Corpo de Bombeiros reforçou a importância do cumprimento rigoroso dos procedimentos de segurança em travessias fluviais, principalmente no embarque e travamento de veículos, para evitar novos acidentes e tragédias como a registrada em Caracol.

