
O réveillon de 2025 deve ser marcado por calor intenso em grande parte do Brasil, incluindo Mato Grosso do Sul, com possibilidade de pancadas isoladas de chuva. Nos últimos dias, as temperaturas permaneceram acima da média devido a um bloqueio atmosférico, que dificulta o avanço de sistemas meteorológicos, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.
Esse cenário de calor persistente tem provocado sucessivos recordes. Na sexta-feira (26), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou temperatura máxima de 36,2°C na cidade de São Paulo, a mais alta já observada em um mês de dezembro nos últimos 64 anos. A marca foi registrada na estação Mirante de Santana, na zona norte da capital. Um dia antes, no Natal, os termômetros já haviam alcançado 35,9°C, então o dia mais quente do ano.
Para a última semana de dezembro no Sudeste, a previsão aponta sol entre nuvens e pancadas de chuva à tarde, que podem ocorrer na forma de temporais. As áreas com maior risco são o interior de São Paulo, o sul de Minas Gerais, o Triângulo Mineiro, além do interior e da região serrana do Rio de Janeiro. No dia da virada, o avanço de uma frente fria, aliado a condições favoráveis em níveis mais elevados da atmosfera, mantém a chance de chuva rápida entre a tarde e a noite, segundo a Climatempo.
No Centro-Oeste, o calor segue predominante, com temperaturas acima dos 30°C. Em Mato Grosso do Sul, a previsão indica céu parcialmente nublado durante o dia, com possibilidade de pancadas isoladas. Diferentemente de Goiás, onde a chance de chuva é maior na virada do ano, MS deve ter períodos de sol intercalados com nebulosidade, mantendo o clima quente durante as celebrações.
No Sul do país, a semana também será de calor e sol, mas há previsão de temporais no norte do Rio Grande do Sul, interior de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Na noite do réveillon, pode ocorrer chuva fraca no litoral e pancadas isoladas em capitais como Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba.
No Nordeste, o calor intenso continua, com pancadas isoladas no interior e tempo firme no litoral, o que favorece as comemorações ao ar livre. Já na região Norte, a previsão indica sol com pancadas à tarde, principalmente no interior, com risco de temporais no sul do Pará, centro-oeste do Amazonas, Rondônia e Acre. O Amapá segue com chuvas frequentes. Na noite da virada, o sol predomina, com pancadas rápidas no fim da tarde.

