
Sol forte e ar seco voltam a dominar o clima em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (24). Em diversas regiões, as temperaturas podem ultrapassar os 40°C, principalmente no sudoeste e no Pantanal.
Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), a presença de um sistema de alta pressão atmosférica impede a formação de nuvens e mantém o tempo aberto e quente em todo o Estado. As máximas variam entre 38°C e 41°C, com destaque para as regiões pantaneira, norte e leste.
O forte calor vem acompanhado de baixa umidade relativa do ar, que deve oscilar entre 15% e 30%. O índice está dentro da faixa de alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS), exigindo atenção redobrada com a hidratação, especialmente de crianças e idosos.
Em Campo Grande, o dia amanhece com céu limpo, mínima de 20°C e máxima de 33°C. No sul, Dourados e Anaurilândia registram mínimas de 17°C e 16°C, e máxima de 32°C. Em Ponta Porã e Iguatemi, os termômetros variam entre 16°C e 30°C.
No Sudoeste e Pantanal, o calor é ainda mais intenso: Porto Murtinho deve ter mínima de 24°C e máxima de 37°C, enquanto Corumbá chega aos 34°C após mínima de 26°C. No norte e no Bolsão, cidades como Coxim e Três Lagoas registram mínima de 18°C e máximas entre 31°C e 33°C, com períodos de sol entre nuvens.
Mesmo sem previsão de chuva, o Cemtec alerta para os riscos de queimadas e reforça a importância de cuidados para evitar a propagação do fogo, que agrava o calor e prejudica a qualidade do ar.

