
A Prefeitura de Campo Grande está oferecendo apoio aos produtores rurais e urbanos da cidade com uma série de serviços destinados a melhorar a produção agrícola e fomentar o agronegócio familiar. Por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (SEMADES), os produtores podem acessar doação de adubo orgânico, uso de patrulhas mecanizadas, apoio técnico e muito mais.

Para receber os benefícios, é necessário estar cadastrado no Cadastro Municipal do Produtor. Este cadastro é fundamental para organizar e otimizar o atendimento, além de trazer mais transparência e eficiência nas ações realizadas pela SEMADES. Ele facilita o processo de acompanhamento e controle dos serviços prestados aos produtores, principalmente àqueles da agricultura familiar, tanto na área urbana quanto na rural.
Atualmente, a SEMADES atende mais de 1.000 famílias de 24 comunidades rurais com serviços essenciais como o preparo de solo e plantio de culturas com o auxílio das patrulhas mecanizadas. Além disso, a Secretaria promove capacitações e cursos para a profissionalização dos produtores, incorporando novas tecnologias ao agronegócio familiar.
"O Cadastro Rural busca dar transparência às ações e agilizar tudo que tem sido feito para fomentar a agricultura familiar em Campo Grande, tanto na área urbana quanto na rural. Hoje, o agronegócio envolve produtores e empreendedores de diversos portes e segmentos, contemplando a agricultura familiar", explica o secretário municipal da SEMADES, Ademar Silva Jr.
Para realizar o cadastro, os interessados devem procurar a unidade II da SEMADES, localizada na Rua 25 de Dezembro, 924, Centro, e garantir o acesso a serviços essenciais para o desenvolvimento do seu negócio.
