segov dengue
INTERNACIONAL

Brasileiro que servia ao Exército de Israel morre em Gaza sob suspeita de fogo amigo

Ariel Lubliner, de 34 anos, vivia há uma década em Israel e foi convocado após ataques de 7 de outubro

31 agosto 2025 - 12h15Juliano Galisi
Ariel Lubliner, brasileiro que servia ao exército de Israel e morreu na Faixa de Gaza
Ariel Lubliner, brasileiro que servia ao exército de Israel e morreu na Faixa de Gaza - (Foto: @Israel_katz via X)
ENERGISA

O brasileiro Ariel Lubliner, de 34 anos, morreu neste sábado (30) durante uma operação militar no sul da Faixa de Gaza, segundo confirmou o Ministério da Defesa de Israel. Ele atuava como sargento das Forças de Defesa de Israel (IDF) e a principal suspeita é de que tenha sido vítima de fogo amigo – disparo acidental vindo de um soldado do próprio Exército israelense –, de acordo com o jornal Times of Israel.

Canal WhatsApp

Lubliner nasceu no Brasil e morava há cerca de dez anos em Israel, onde se formou em Administração pela Universidade Reichman, em Herzliya, região de Tel Aviv, e concluiu mestrado na Universidade de Haifa, no norte do país. Atualmente, ele trabalhava como gerente de contas em uma fintech.

Casado, Ariel deixa um filho de nove meses.

Segundo o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, Ariel foi convocado para o Exército em 7 de outubro de 2023, após o ataque promovido pelo grupo Hamas que deu início ao atual conflito. “Ariel, que imigrou para Israel por amor à terra, atuou com dedicação na defesa do Estado de Israel. Que sua memória seja abençoada”, escreveu o ministro em publicação no X (antigo Twitter).

A morte do brasileiro ocorre em um momento de intensificação das operações militares em Gaza, especialmente na região sul do território, e reforça os riscos que também envolvem as forças israelenses em combate urbano.

Ainda não há confirmação oficial do governo brasileiro sobre o caso. O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) também não se pronunciou até o momento. A investigação militar em Israel segue em curso para apurar as circunstâncias da morte.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop