Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
19 de dezembro de 2025 - 18h11
senai
TURISMO

Brasil bate recorde e alcança 9 milhões de turistas internacionais em 2025

Número representa crescimento de 40% e reforça turismo como vetor de emprego e renda

19 dezembro 2025 - 16h15
Brasil alcançou a marca histórica de 9 milhões de turistas estrangeiros em 2025, com celebração no Rio.
Brasil alcançou a marca histórica de 9 milhões de turistas estrangeiros em 2025, com celebração no Rio. - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Brasil atingiu nesta sexta-feira (19) um marco histórico no setor de turismo ao alcançar 9 milhões de visitantes internacionais em 2025. O número representa um crescimento de 40% em relação ao recorde anterior, de 6,77 milhões de turistas estrangeiros registrados em 2024, consolidando o melhor desempenho da série histórica.

Canal WhatsApp

Para o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, o avanço reflete o potencial do turismo como motor de desenvolvimento econômico. Segundo ele, o setor tem impacto direto na geração de emprego e renda em todo o país.

“Os hotéis, os restaurantes, os quiosques geram emprego. O turismo pode ser uma grande solução para a economia. O Brasil tem grande potencial. Todos os estados cresceram”, afirmou Freixo.

De acordo com a Embratur, um dos principais fatores para o aumento do fluxo internacional foi a ampliação da malha aérea brasileira, que cresceu 16% em 2025. Freixo destacou ainda a recuperação do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, como estratégica para o crescimento do setor.

Outro ponto ressaltado foi a criação de um centro de inteligência de dados pela Embratur, que passou a mapear com mais precisão o perfil dos turistas estrangeiros que visitam o país.

“Hoje sabemos quando o alemão vem para cá, para onde ele vai, quanto tempo fica. Isso vale para o italiano, argentino, chileno e norte-americano. O norte-americano consome mais afro-turismo, o argentino busca sol e praia, enquanto o francês procura cultura e gastronomia. O Brasil tem seis biomas, não é só praia ou resort”, explicou.

A contagem simbólica que marcou a chegada aos 9 milhões de turistas foi realizada na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, ao som da Escola de Samba Mangueira. O evento reuniu autoridades, representantes do setor e turistas, reforçando a importância do turismo internacional para a economia brasileira.

Na quinta-feira (18), Copacabana também foi palco da abertura do projeto #tônoRio, um espaço de 216 metros quadrados montado na orla da praia. O local reúne cenografia, painéis de LED, atendimento ao público, divulgação de roteiros turísticos e uma programação cultural permanente.

O projeto conta com a participação de municípios do interior do estado, que apresentam informações sobre seus destinos turísticos. Há ainda uma área dedicada ao artesanato fluminense, onde artesãos de diferentes cidades se revezam para expor técnicas, materiais e tradições locais.

A iniciativa é da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e da TurisRio. Segundo dados da secretaria, o estado já recebeu 1.972.928 turistas internacionais até novembro de 2025, um crescimento de 45,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Em apenas dez meses, o Rio de Janeiro superou todo o fluxo internacional registrado ao longo de 2024.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas