
A edição deste domingo (14) do programa Brasil no Mundo, exibido pela TV Brasil às 19h30, traz como convidado o historiador, professor e escritor João Cezar de Castro Rocha. A entrevista será conduzida pelos jornalistas Cristina Serra, Jamil Chade e Yan Boechat, diretamente dos estúdios da emissora no Rio de Janeiro.
João Cezar é professor titular de Literatura Comparada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), doutor em Letras pela UFRJ e pós-doutor pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Reconhecido por sua atuação no debate político e acadêmico brasileiro, ele é autor de obras como Guerra cultural e retórica do ódio: crônicas de um Brasil pós-político (2021) e Bolsonarismo: Da guerra cultural ao terrorismo doméstico (2023), nas quais analisa os efeitos do radicalismo político e do discurso de ódio no país.
O Brasil no Mundo é um programa semanal da TV Brasil que se propõe a discutir os principais acontecimentos globais e suas conexões com o Brasil, por meio de análises aprofundadas. A atração conta com jornalistas experientes: Cristina Serra, que atuou por 26 anos na TV Globo e foi correspondente em Nova Iorque; Jamil Chade, correspondente internacional baseado na ONU em Genebra, com colaborações para veículos como BBC, CNN e The Guardian; e Yan Boechat, repórter especializado na cobertura de conflitos internacionais.
Com uma hora de duração, o programa já recebeu figuras relevantes como a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o embaixador André Correa do Lago, presidente da COP30, e o geógrafo Elias Jabbour. A entrevista com João Cezar de Castro Rocha promete aprofundar a reflexão sobre o atual momento político do Brasil, abordando temas como guerra cultural, desinformação e os impactos da retórica extremista na sociedade.
A exibição será neste domingo, às 19h30, na TV Brasil. O conteúdo também estará disponível posteriormente nas plataformas digitais da emissora.

