
Saiba Mais
- SERVIÇO PÚBLICO
Juizado Especial oferece serviços jurídicos no Festival de Bonito para 20 mil visitantes
- INTERIOR
Balneário em Bonito é multado por receber mais visitantes do que o permitido
- FESTIVAL DE INVERNO DE BONITO
Festival de Inverno de Bonito consolida cultura como motor de inclusão e desenvolvimento sustentável
- CULTURA
Festival de Inverno de Bonito encerra com show de Guilherme e Santiago
Na manhã da próxima quarta-feira (03), um novo voo vai pousar em Bonito. Será o primeiro da Latam vindo direto de São Paulo, abrindo uma nova fase para a cidade que já é conhecida por suas águas transparentes, grutas azuis e trilhas em meio à mata. Agora, com dois voos semanais, operados por aeronaves da família Airbus A320, Bonito se conecta a Guarulhos, o principal aeroporto internacional do país.

O impacto dessa nova rota vai além da pista de pouso. É a consagração de uma trajetória de investimentos e planejamento. Desde que o governo estadual assumiu o controle do aeroporto regional, em 2018, a cidade passou a receber aportes constantes para modernizar e ampliar a infraestrutura. Foram R$ 2 milhões investidos entre 2023 e agosto de 2025, e está em andamento um projeto de expansão que mais do que dobra a área do terminal, com investimento estimado em R$ 13 milhões.
Com a chegada da Latam, Bonito passa a ser atendida pelas três maiores companhias aéreas do Brasil. Agora é possível chegar à cidade por Viracopos (Azul), Congonhas (Gol) e Guarulhos (Latam). Isso significa mais voos, mais turistas e mais oportunidades para o desenvolvimento da região.
“Aumentar a conectividade do Mato Grosso do Sul é importante para a economia e o turismo local”, afirma Eduardo Macedo, da Latam. “As novas rotas chegam para otimizar o acesso a essas importantes cidades do interior do Estado”.
Eduardo Macedo, head de Assuntos Públicos da Latam Brasil.
Até agosto deste ano, mais de 38 mil passageiros passaram pelo aeroporto de Bonito. A expectativa do governo é que esse número ultrapasse os 60 mil até dezembro. Um crescimento que reflete não só o apelo do destino, mas também a facilidade de acesso, que agora chega a um novo patamar.

Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo do Estado, ressalta o momento: “Agora Bonito se conecta diretamente a Guarulhos, que é o principal ponto de entrada internacional do Brasil”. Isso significa que turistas do mundo inteiro podem chegar à cidade com apenas uma conexão.
O aeroporto, que teve sua classificação elevada para categoria IFR, pode agora receber aeronaves maiores, mesmo em condições adversas de clima. Essa melhoria técnica, somada à nova malha aérea, é uma peça importante no esforço de transformar Bonito em um destino turístico internacional de fato — não só desejado, mas acessível.
A importância dessa mudança já pode ser sentida entre os visitantes. A secretária de Cultura do Rio de Janeiro, Danielle Barros, que esteve recentemente na cidade, destacou: “Bonito já é um dos roteiros mais simbólicos do Brasil. Ter uma nova ligação aérea com o Sudeste amplia o alcance do destino e mostra como é possível aliar turismo e conservação ambiental de maneira exemplar”.
O músico Marcelo Dai, da banda que acompanhou Samuel Rosa no Festival de Inverno, resumiu o sentimento dos turistas: “Superou tudo o que esperava. E agora, com mais voos, vai ser muito mais fácil voltar com a família. Isso democratiza o acesso a um lugar que é incrível”.
Além de Bonito, o município de Dourados também passa a ser atendido pela Latam com três voos semanais para Guarulhos. Mas é Bonito que lidera a transformação no turismo sul-mato-grossense. Não apenas por sua fama, mas pela estrutura e visão de futuro.
Com a natureza como cartão-postal e os aviões agora mais presentes no céu, Bonito se firma como um dos principais destinos ecológicos do Brasil — e talvez, em breve, do mundo.
