alms4
MEIO AMBIENTE

Bombeiros combatem múltiplos focos de incêndio em MS

Equipes encontram dificuldades de acesso para conter as chamas em três focos ativos na região

24 outubro 2023 - 16h55
Incêndio no Pantanal
Incêndio no Pantanal - (Foto: Divulgação)

Militares do Corpo de Bombeiros estão no Pantanal de Mato Grosso do Sul desde ontem (23), trabalhando para controlar as chamas nas áreas de Nabileque, Nhecolândia e Paiaguás, esta última situada próxima à divisa com o estado de Mato Grosso.

Canal WhatsApp

"O cenário em Nabileque é de acesso tão restrito que nossos militares estão no segundo dia de deslocamento", relata a tenente-coronel Tatiane Inoue, chefe do Centro de Proteção Ambiental (CPA) dos Bombeiros, que supervisiona a situação dos focos de incêndio no território sul-mato-grossense.

Dadas as adversidades de chegada, algumas equipes ainda não alcançaram o local do incêndio em Paiaguás, que está sob vigilância aérea do Grupamento de Operações Aéreas. "Para chegar ao norte do Estado, tiveram que contornar pelo Mato Grosso, cruzando o Rio Piquiri com a ajuda de uma balsa", detalha a tenente-coronel Tatiane.

Informações do CPA revelam que a travessia fluvial contou com a colaboração de pantaneiros locais. Diante da gravidade do cenário, um reforço de 35 militares foi posicionado em campo e de prontidão na terça-feira (24).

Uma reunião estratégica foi conduzida ontem com o Grupamento de Operações Aéreas. O objetivo era avaliar a logística de transporte de militares para a região norte do estado e planejar o combate aéreo, previsto para ser executado pelo avião Air Tractor.

O CPA, sediado em Campo Grande, é o órgão encarregado de monitorar os focos de incêndio e guiar as equipes para os locais mais críticos. Este monitoramento é efetuado pelo Sistema de Comando do Incidente, com recurso a imagens de satélite analisadas ininterruptamente.

No âmbito da Operação Pantanal 2023, os esforços para controlar os incêndios são contínuos. Além disso, guarnições especializadas estão prontas para atuar nos municípios de Campo Grande, Coxim, Aquidauana, Miranda e Corumbá.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop