
Professores da rede pública estadual e federal de Mato Grosso do Sul têm até o dia 5 de setembro para inscrever projetos no Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PICTEC). A iniciativa vai distribuir 1.250 bolsas: 1.000 destinadas a estudantes do ensino médio e 250 para os professores-orientadores.

Os projetos devem ser submetidos por meio do sistema SIGFUNDECT, até as 17h da data limite. Cada professor poderá indicar até quatro alunos para participarem da pesquisa, com bolsas previstas para início em 2026. O valor mensal da bolsa é de R$ 400 para os estudantes e R$ 800 para os docentes.
Criado em 2021, o programa é coordenado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect), com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc). Desde o lançamento, mais de 2.300 pessoas já foram beneficiadas em cerca de 500 projetos espalhados por 35 municípios do estado.
Nesta quinta edição, o edital prevê a seleção de 175 projetos da rede estadual e 75 da rede federal de ensino. A iniciativa busca estimular a produção científica ainda na educação básica, promovendo o desenvolvimento de pesquisas voltadas a temas estratégicos para o estado.
Os projetos deverão abordar temas ligados a desafios contemporâneos e áreas prioritárias como:
Agronegócio
Bioeconomia
Biotecnologia
Cidades inteligentes
Energias renováveis
Biodiversidade
Saúde humana e animal
Tecnologias sociais
Tecnologias assistivas
O PICTEC tem se consolidado como uma ferramenta de estímulo à ciência nas escolas públicas, aproximando os estudantes da realidade acadêmica e incentivando o protagonismo juvenil na pesquisa.

