
Em comemoração ao aniversário de um ano do Bioparque Pantanal, em Campo Grande, o Sistema Fiems e o Governo do Estado unem esforços para levar inclusão digital à terceira idade. O projeto, criado pelo Sesi, oferece capacitação tecnológica gratuita a idosos e em 2022 atendeu mais de mil pessoas no interior do estado.


O protocolo de intenção mútua foi assinado pelo superintendente regional do Sesi, Régis Borges, e pelo secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Pedro Arlei Caravina. A primeira turma do Projeto 60+ no Bioparque Pantanal terá 14 alunos e as aulas serão realizadas na biblioteca da unidade.

A programação de aniversário do Bioparque Pantanal segue até sexta-feira (31/03) e conta com diversas atividades culturais, exposições, palestras e oficinas. Equipes de robótica da Escola Sesi farão demonstrações da FIRST LEGO League Challenge (FLL) e da F1 in Schools, modalidades em que os alunos são desafiados a trabalhar coletivamente para encontrar soluções criativas diante de problemas atuais da sociedade.

Já o Senai oferece uma experiência imersiva na indústria por meio de óculos de realidade virtual. Na sexta-feira (31/03), o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, fará uma palestra com o tema "Metaverso: a inovação tecnológica e suas diversas possibilidades".
O Bioparque Pantanal é considerado o maior aquário de água doce do mundo, o maior aquário público do Brasil e o maior laboratório de Pesquisa da Ictiofauna Neotropical do mundo. O empreendimento se consolida como um centro de pesquisa e conservação de espécies, acessível para todos. O Bioparque conta com aproximadamente 40 mil indivíduos, sendo 355 espécies de peixes, duas espécies de répteis e uma espécie de anfíbio. Além disso, o local dispõe de 239 tanques, onde a maioria é destinada exclusivamente para a pesquisa, conservação, bioeconomia e sustentabilidade.

