
Os beneficiários inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) com Número de Inscrição Social (NIS) de final 8 recebem nesta quarta-feira (29) o Auxílio Gás de outubro, no valor de R$ 108. O programa, que ajuda famílias de baixa renda a comprarem o botijão de gás de cozinha de 13 quilos, tem vigência prevista até o fim de 2026 e, atualmente, beneficia 5,01 milhões de famílias em todo o país.
O pagamento segue o calendário do Bolsa Família, com repasses realizados até o dia 31 de outubro para beneficiários com NIS final 0.
Com a Emenda Constitucional da Transição, aprovada no fim de 2022, o Auxílio Gás passou a cobrir 100% do preço médio do botijão de 13 kg, conforme o valor calculado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Têm direito ao benefício famílias incluídas no CadÚnico que possuam ao menos um membro recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa determina prioridade para mulheres responsáveis pelo lar e também para vítimas de violência doméstica.
Neste mês, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) destinou R$ 542 milhões ao pagamento do benefício.
Em setembro, o governo federal lançou o programa Gás do Povo, que deve substituir gradualmente o Auxílio Gás. Diferente do modelo atual, o novo sistema prevê que as famílias retirem a recarga do botijão diretamente em revendedoras credenciadas, sem o repasse em dinheiro.
A expectativa é triplicar o número de beneficiários, alcançando cerca de 15 milhões de famílias em todo o país.
