
Dois barcos responsáveis pelo lançamento de fogos de artifício no Festival Smart, realizado na orla Minatomirai em Yokohama, no Japão, pegaram fogo nesta segunda-feira, 4. O evento, que estava programado para lançar cerca de 20 mil fogos de artifício em 25 minutos, foi cancelado após o incidente, mas não houve relatos de feridos graves.

Os organizadores do festival haviam iniciado o show de fogos de artifício por volta das 19h30, mas 20 minutos após o início, a música parou e as autoridades interromperam o evento "por questões de segurança". O público inicialmente reclamou da interrupção, mas logo observou a fumaça preta saindo dos barcos em chamas.
Incêndio e resgates
A Guarda Costeira de Yokohama informou que os dois barcos, que estavam lançando os fogos de artifício, pegaram fogo. Cinco técnicos responsáveis pelo manuseio dos fogos estavam a bordo e pularam na água para escapar das chamas. Eles foram rapidamente resgatados pelos bombeiros locais. Um dos técnicos sofreu ferimentos leves, mas nenhum ferido grave foi reportado.
No decorrer do incidente, uma testemunha relatou à imprensa japonesa que os fogos de artifício explodiram repentinamente após o início do incêndio. O incêndio foi controlado algumas horas depois, mas, por volta das 22h, os fogos de artifício voltaram a explodir, causando mais preocupação entre os presentes.
Investigação sobre a causa do incêndio
Os organizadores do evento divulgaram uma nota em seu site, informando que estão investigando as causas do incêndio. Embora o festival tenha sido interrompido, não houve grandes danos à segurança pública, e a situação foi controlada pelas autoridades.
