
Esta terça-feira, 30 de dezembro, é o último dia útil de 2025 com atendimento presencial ao público e expediente normal nas agências bancárias em todo o país. A partir de quarta-feira (31), não haverá funcionamento das agências, nem compensações bancárias, em razão do feriado de Ano Novo.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as operações presenciais só serão retomadas na sexta-feira, 2 de janeiro de 2026. Durante esse período, serviços que dependem de compensação bancária, como TEDs e pagamentos interbancários, não serão processados.
As contas de consumo, como água, energia elétrica, telefone e outros serviços essenciais, com vencimento nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, poderão ser pagas no próximo dia útil, sem cobrança de juros ou multa. Já no caso de tributos e impostos, a orientação é diferente.
Segundo a Febraban, quando o vencimento de impostos ocorre em feriados ou dias sem compensação bancária, o pagamento deve ser antecipado para evitar acréscimos. “Normalmente os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso não ocorra, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, explica a entidade.
Mesmo com o fechamento das agências, os clientes poderão utilizar os canais eletrônicos normalmente. Internet banking, aplicativos de celular, caixas eletrônicos, atendimento telefônico e correspondentes bancários seguem disponíveis para pagamento de contas, transferências, consulta de saldo e extrato, entre outros serviços.
“Esses canais oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento”, destaca o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.
A federação também lembra que boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado), modalidade que permite a quitação diretamente pelos canais digitais.
Com isso, a recomendação é que os clientes se organizem para evitar atrasos em pagamentos que exigem compensação bancária e utilizem os meios eletrônicos durante o recesso. O atendimento presencial será normalizado a partir da sexta-feira, 2 de janeiro.


