Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
19 de dezembro de 2025 - 07h37
senai
AVIÃO PRESIDENCIAL

O avião de Lula tem problema técnico no ar, e a viagem de volta ao Brasil é adiada

Pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para pouso

1 outubro 2024 - 17h00
Pilotos voam em círculos para gastar combustível antes que a aeronave retorne ao aeroporto da Cidade do México
Pilotos voam em círculos para gastar combustível antes que a aeronave retorne ao aeroporto da Cidade do México - (Reprodução/FlightAware)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava a caminho de casa. Depois de dois dias cumprindo uma agenda oficial na Cidade do México, ele e sua comitiva embarcaram no avião presidencial rumo ao Brasil. Mas, a viagem foi interrompida por uma reviravolta digna de filme. Logo após a decolagem, o VC-1, aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), apresentou um problema técnico – daqueles que deixam qualquer passageiro apreensivo, especialmente quando o passageiro em questão é o presidente da República.

Canal WhatsApp

O que aconteceu exatamente? A FAB não entrou em detalhes. O comunicado oficial, assinado pelo comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Marcelo Damasceno, diz apenas que houve um “problema técnico”. O tom é de quem já passou por isso antes: os procedimentos de segurança foram seguidos à risca e agora os pilotos aguardam o momento certo para retornar ao Aeroporto da Cidade do México. Nada de pânico. Só uma longa espera enquanto o combustível da aeronave é consumido o suficiente para que o avião possa aterrissar com segurança. Sim, você leu certo: o avião precisa gastar combustível antes de descer.

A solução? Trocar de aeronave e recomeçar a viagem de volta a Brasília. Por enquanto, Lula, sua comitiva e os pilotos estão no ar, seguindo o plano: gastar combustível, retornar ao ponto de partida e, com sorte, voltar ao Brasil em breve.

Entre a técnica e a política - Esse tipo de incidente não é inédito, mas o contexto sempre desperta interesse. Afinal, quem está a bordo é o presidente de um país, o que torna qualquer falha técnica em uma questão de segurança nacional. Há toda uma logística e um protocolo a serem seguidos. A Força Aérea Brasileira, que opera a aeronave presidencial, trata de seguir esses protocolos com precisão militar.

E enquanto o avião presidencial sobrevoa a Cidade do México, à espera de um pouso seguro, o mundo lá embaixo segue em seu ritmo. Notícias rápidas, uma nota oficial, e todo o processo para consertar o problema sem alarmar ninguém. Quem está acompanhando de longe pode até imaginar a cena: Lula, calmamente, talvez revendo papéis ou conversando com seus ministros, enquanto os pilotos e a equipe técnica trabalham nos bastidores para resolver o problema.

Confira a íntegra da nota à imprensa assinada pelo comandante da FAB, Marcelo Damasceno:

Informo que a aeronave presidencial VC-1, que transporta o Senhor Presidente da República no trecho entre o México e o Brasil, apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira (01/10).

Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília.

Atenciosamente,
Ten Brig Ar MARCELO KANITZ DAMASCENO
Comandante da Aeronáutica

A volta por cima - Ao que tudo indica, tudo deve correr bem. O avião pousará de volta no México, o presidente trocará de aeronave e, com sorte, em algumas horas, estará sobrevoando o céu brasileiro. Mas por enquanto, Lula e sua comitiva ainda estão no ar, esperando o momento certo para pousar de novo. A operação, para quem a acompanha de perto, é simples: manter a calma e seguir o protocolo.

Em tempos de tanta turbulência política, é quase irônico que um dos momentos mais complicados da viagem de Lula seja causado por uma simples falha técnica. O presidente esperava voltar ao Brasil para enfrentar suas batalhas habituais, mas, por enquanto, ele segue aguardando que o avião faça o que aviões fazem melhor: levá-lo de volta para casa, em segurança.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop