
Um avião do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, caiu nesta quarta-feira, 30, no interior de São Paulo. O piloto, que conseguiu se ejetar com sucesso antes do impacto, passa bem e está sendo submetido a avaliações médicas. A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o acidente ocorreu durante um voo de treinamento na região de Santa Rita do Passa Quatro, por volta das 10h30.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, que foi acionado para o local, o acidente ocorreu em uma área desabitada destinada às atividades da Esquadrilha da Fumaça. “O Comando da Aeronáutica informa que uma aeronave A-29 Super Tucano, pertencente ao Esquadrão de Demonstração Aérea, acidentou-se durante voo de treinamento”, explicou a FAB em nota.
Atuação dos bombeiros e investigação
O Corpo de Bombeiros enviou duas viaturas para a área e iniciou o atendimento. Além disso, investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) também foram deslocados para o local para dar início aos procedimentos de investigação do incidente. A FAB ainda não divulgou informações sobre as causas do acidente, que continuam sendo apuradas.
Segurança e investigação continuam em andamento
As autoridades continuam monitorando a situação e asseguram que todas as medidas estão sendo tomadas para garantir a segurança dos envolvidos e esclarecer as circunstâncias do acidente.
