
Um avião de pequeno porte caiu sobre uma casa no Setor Santos Dumont, em Goiânia, por volta das 12h44 desta segunda-feira (13). O piloto, identificado como Maurício Braga de Araújo, de 60 anos, foi o único ocupante da aeronave e sofreu apenas escoriações leves, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CMBGO).

Testemunhas relataram que o piloto já estava fora da aeronave, consciente e sentado, no momento em que os bombeiros chegaram ao local. Em razão de um vazamento de combustível, as equipes isolaram rapidamente a área para minimizar riscos de incêndio ou explosão.
O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão da Força Aérea Brasileira (FAB), foi acionado para conduzir a Ação Inicial da investigação. Esse procedimento envolve coleta de evidências, preservação dos locais críticos e levantamento dos danos causados pela queda.
A aeronave envolvida é um Seamax M22, matrícula PUDNA, fabricada em 2008. Tratase de um modelo amphibious light sport aircraft, reconhecido pela Anac como categoria ALE Especial. O Seamax M22 pode transportar um piloto e um passageiro, mas, neste caso, estava operando com apenas o piloto a bordo. Embora sua condição de aeronavegabilidade estivesse regular, não há autorização para operar como táxi aéreo.
Ainda não há informações oficiais sobre as causas do acidente. Serão investigados fatores como pane mecânica, falha humana e condições meteorológicas. A Defesa Civil e perícias locais também devem auxiliar na apuração.
