Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
20 de outubro de 2025 - 10h48
murtinho
INTERNACIONAL

VÍDEO: Avião cargueiro da Emirates cai no mar durante pouso em Hong Kong e deixa dois mortos

Aeronave derrapou na pista e atingiu um veículo em solo; quatro tripulantes foram resgatados com vida e levados ao hospital

20 outubro 2025 - 07h15Redação
A Emirates, dona da aeronave, informou que o Boeing 737 estava alugado com tripulação à ACT Airlines, que operava o veículo no momento do acidente.
A Emirates, dona da aeronave, informou que o Boeing 737 estava alugado com tripulação à ACT Airlines, que operava o veículo no momento do acidente. - (Foto: Chan Long/AP)

Um avião de carga da Emirates caiu no mar ao tentar pousar no Aeroporto Internacional de Hong Kong, na madrugada desta segunda-feira (20, horário local). O acidente deixou duas pessoas mortas e quatro feridas, segundo autoridades locais.

Canal WhatsApp

A aeronave derrapou durante o pouso, por volta das 3h50 da manhã, atingindo um veículo de patrulha que estava próximo à pista. O impacto fez com que o carro também caísse no mar. As vítimas fatais eram dois funcionários do aeroporto, de 30 e 41 anos, que estavam no veículo.

Os quatro tripulantes do avião foram resgatados com vida e encaminhados para um hospital. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o avião ficou partido e flutuando no mar, enquanto os tripulantes aguardavam o resgate com a porta aberta, sem ferimentos graves aparentes.

As investigações preliminares apontam que os pilotos não chegaram a pedir ajuda via torre de controle antes do pouso. O cargueiro teria taxiado até metade da pista antes de sair para a esquerda e cair no mar.

Os dois funcionários do aeroporto foram localizados 40 minutos após o acidente, presos dentro do carro. “O carro de patrulha não entrou na pista. Foi o avião que saiu dela e atingiu o veículo do lado de fora da cerca”, explicou Steven Yiu, diretor executivo de operações aeroportuárias, em coletiva de imprensa.

A Autoridade de Investigação de Acidentes Aéreos de Hong Kong classificou o caso como “acidente em investigação”. O trabalho de perícia deve analisar o sistema de voo, manutenção e operação da aeronave. Equipes seguem procurando o gravador de voz da cabine e o gravador de dados de voo.

No momento do acidente, o avião não transportava carga. Segundo a Emirates, o Boeing 747 cargueiro, matrícula EK 9788, era alugado com tripulação e operado pela ACT Airlines. O modelo tinha 32 anos de uso, conforme informações do Flightradar24.

A pista norte do aeroporto, um dos mais movimentados da Ásia, foi temporariamente fechada, enquanto as outras duas pistas seguem operando normalmente.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop