
Uma avalanche atingiu esquiadores fora de trilha neste domingo, 15, no lado italiano do maciço do Mont Blanc e deixou dois mortos e um ferido. O acidente ocorreu na região de Courmayeur, no alto Val Veny, área conhecida pela prática de freeride, modalidade em que os atletas descem por trechos não sinalizados da montanha.
Segundo o Resgate Alpino da Itália, pelo menos três esquiadores foram surpreendidos pela avalanche na manhã deste domingo, no Couloir Vesses, um trajeto bastante frequentado por praticantes experientes. Uma das vítimas chegou a ser socorrida em estado grave e levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
Ao todo, 15 socorristas participaram da operação, além de três unidades com cães farejadores e dois helicópteros mobilizados para as buscas e o resgate na área afetada.
Courmayeur é uma cidade com cerca de 2.900 habitantes e fica aproximadamente 200 quilômetros a noroeste de Milão, uma das sedes dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina.
Outro incidente foi registrado neste domingo na região de Trentino, também no norte da Itália. Uma pessoa ficou parcialmente soterrada após uma avalanche, mas conseguiu ser resgatada por companheiros que estavam no local.
O episódio ocorre em meio a um período de alto risco nas montanhas italianas. De acordo com o Resgate Alpino, um recorde de 13 esquiadores fora de pista, alpinistas e caminhantes morreram na semana encerrada em 8 de fevereiro. Desse total, dez mortes foram causadas por avalanches desencadeadas por uma camada de neve considerada excepcionalmente instável.
As autoridades explicam que a combinação de neve fresca após tempestades recentes e o acúmulo de neve soprada pelo vento sobre camadas internas mais frágeis criou condições especialmente perigosas ao longo de toda a cadeia alpina que faz fronteira com França, Suíça e Áustria.

